Não deixe o óleo usado ir para o ralo

Não deixe o óleo usado ir para o ralo

Geração de renda, sustentabilidade, educação ambiental e coletividade. Tudo isso vira ingrediente para uma receita de sucesso! A capacidade de transformar óleo usado em sabão é o que sustenta várias famílias e colabora com o meio ambiente e recursos básicos.

A iniciativa é realizada em diversas unidades da Aegea. Em algumas, o projeto é chamado de Olho no Óleo. A TV Gazeta do Espírito Santo mostrou em uma reportagem o exemplo do projeto realizado a partir da Ambiental Serra, uma das Parcerias Público-Privadas da Aegea no estado.

Transformando óleo usado em renda

O exemplo vem da casa da Laís Monteiro, que trabalha como diarista e há 4 anos resolveu fazer sabão a partir do óleo de cozinha. “Começou como uma renda extra, pois eu vendo. Fora isso, uso nas limpezas das casas que trabalho”, explicou Laís. Ela faz tudo em casa, em um processo artesanal que dura cerca de 40 minutos.

Economia circular

O bolso de Laís e o meio ambiente, agradecem! O óleo é um dos grandes vilões do sistema de esgoto, pois quando ele é descartado de forma incorreta na pia, colabora para entupimentos e gerando grande frentes de manutenção.

No Espírito Santo, a unidade da Aegea tem uma central, o Centro de Controle Operacional, CCO, que monitora todo o sistema de esgoto. O espaço fica na Serra, cidade capixaba que é destaque em saneamento por meio do trabalho e da parceria com a Aegea.

“Serra atingiu uma cobertura significativa, com 90% da população atendida. Em 8 anos de atuação subimos a cobertura e viramos referência”, explicou Brenner Oliveira. A Aegea atua no tratamento de esgoto em Serra, Vila Velha e Cariacica.

Do ralo para geração de renda

Com o óleo usado que iria para o ralo, coletado e doado por vários moradores para as famílias que o transformam em sabão, se cria uma corrente que movimenta a economia circular. E assim é possível entender que o sucesso de todo o sistema depende dessa coletividade entre o público, privado e o papel de cada um dentro de casa. 

Confira na reportagem: https://redeglobo.globo.com/tvgazetaes/em-movimento/especial-publicitario/ambiental-serra/noticia/nao-deixe-tudo-ir-pelo-ralo-o-meio-ambiente-agradece.ghtml

Pular para o conteúdo