2025 marca avanço das unidades da Aegea na ampliação de esgoto tratado

2025 marca avanço das unidades da Aegea na ampliação de esgoto tratado
Texto: Paulo Junior Alves Pereira

Tratar o esgoto produzido nas cidades é uma das formas mais diretas de promover saúde pública, preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida. Ao levar infraestrutura de esgoto tratado para mais pessoas, a Aegea transforma realidades e impulsiona o desenvolvimento sustentável nas regiões onde atua.

Em 2025, diversas unidades da empresa referência em saneamento no Brasil avançaram na coleta e no tratamento de esgoto, beneficiando milhares de famílias. Um dos destaques do ano vem do Ceará: a Ambiental Crato, que encerra 2025 com quase 900 milhões de litros de esgoto tratados — volume suficiente para encher 360 piscinas olímpicas.

Ambiental Crato amplia cobertura para 25% e beneficia 34 mil moradores

A conquista é resultado de uma operação estruturada, com o apoio de cinco Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e uma média mensal de 75 milhões de litros de esgoto tratados. A cobertura atual atinge 25% da cidade, atendendo bairros como Seminário e Vila Alta.

Para chegar a esse patamar, a Ambiental Crato modernizou quatro ETEs, construiu uma nova unidade no bairro Pantanal e revitalizou mais de 100 km de redes antigas. 

“Atualmente, mais de 34 mil cratenses já são beneficiados pelo esgotamento sanitário, origem dos quase 900 milhões de litros de efluente que trataremos em 2025”, afirma Tadeu Bezerra, gerente executivo da concessionária.

Coletor-tronco em construção impulsionará nova expansão

Uma das principais obras em andamento é a implantação do maior coletor-tronco do sistema, ao longo da Avenida José Alves de Figueiredo, ao lado do canal do Rio Granjeiro. A nova estrutura vai permitir que mais 6 mil imóveis se conectem ao sistema, aumentando a cobertura para mais de 40%. 

“O coletor-tronco tem capacidade para receber 50% de todo o esgoto coletado na cidade, o que o torna essencial para a universalização do serviço”, explica Bezerra.

Instalado em profundidade e com maior diâmetro, o coletor-tronco é responsável por transportar grandes volumes de esgoto de várias regiões até as estações de tratamento.

Meta: universalização até 2033

Com um plano de investimentos que ultrapassa R$ 250 milhões, a Ambiental Crato tem como objetivo alcançar 90% de cobertura até 2033, beneficiando também os distritos de Dom Quintino e Ponta da Serra. A obra faz parte da visão de longo prazo da Aegea para promover saúde, dignidade e desenvolvimento sustentável em todos os municípios atendidos.