Saneamento é fundamental na vida de crianças: colaboradores da Aegea falam dos cuidados com seus filhos neste 12 de outubro

Saneamento é fundamental na vida de crianças: colaboradores da Aegea falam dos cuidados com seus filhos neste 12 de outubro
Texto: Rosiney Bigattão

O saneamento básico tem um impacto direto na saúde e no desenvolvimento das crianças, pois o acesso à água e ao esgoto tratados reduz o risco de doenças, melhora a taxa de mortalidade infantil e o rendimento escolar.

Mas, pesquisas mostram que ainda morrem crianças pela ausência de saneamento básico. A diarreia, uma das doenças de veiculação hídrica, é a segunda maior causa de mortes em menores de cinco anos no mundo.

As crianças que sofrem de doenças frequentes devido à falta de acesso à água tratada são mais propensas a ficarem desnutridas. Também são alunos que faltam mais às aulas, o que diminui o rendimento escolar e muitas vezes causam evasão escolar.

É na primeira infância que se formam as principais conexões cerebrais e, sem saneamento, o desenvolvimento do cérebro das crianças é diretamente afetado, o que também prejudica o processo de aprendizagem.

Os dados são do Painel Saneamento Brasil, do Instituto Trata Brasil, que apontam ainda que mais de 45 mil crianças de 0 a 4 anos foram internadas por doenças de veiculação hídrica (DATASUS 2021).

Movimentando vidas para levar um futuro mais azul para as crianças

Para mudar essa realidade, os quase 20 mil colaboradores da Aegea atuam para ampliar o acesso de crianças brasileiras e de suas famílias aos serviços de água e esgoto tratados nos mais de 500 municípios atendidos pela empresa.

“Tenho muito orgulho do meu trabalho, pois sei da importância que o saneamento tem na vida das pessoas, principalmente das crianças, que representam o futuro do país”, afirma Elaine Cristina dos Santos Scarpelin, assistente Comercial do Centro de Segurança da Receita (CSR) da Aegea.

Elaine Cristina, assistente Comercial, e o filho Alexandre.

Acompanhar o crescimento e desenvolvimento do filho faz a diferença

Ela sonha para as crianças brasileiras as mesmas condições de vida que consegue garantir para o filho Alexandre Scarpelin Júnior, de 5 anos. “Os primeiros anos de uma criança são muito importantes, pois tem todo o desenvolvimento cognitivo e ter acesso aos serviços de saneamento, que são básicos, faz toda a diferença”, diz ela.

A dica de cuidados neste Dia das Crianças é que os pais passem o maior tempo possível ao lado de seus filhos.

“Quando comecei minha carreira na Aegea, meu filho tinha um ano. Trabalhei presencial por um mês e logo após iniciou a pandemia. Começou a modalidade home office, foi um período desafiador, mas com o passar do tempo, vejo o quanto está sendo importante acompanhar mais de perto o crescimento e desenvolvimento do meu filho”, diz.

Empatia e respeito: valores da Aegea e da família

“Para uma relação saudável, construímos um bom relacionamento familiar com muito amor, diálogo, carinho, atenção, empatia e respeito, que são valores da Aegea que eu acredito muito”, afirma.

“Incentivamos uma vida saudável com a prática de exercícios físicos ao ar livre, alimentação saudável e ensinamos que devemos sempre preservar a natureza com o uso consciente da água, para garantir um futuro melhor para todos”, ensina.

Silvio Tomaz e sua filha Monívia, de 10 anos.

Equilíbrio entre atividades profissionais e pessoais

Arquiteto de Sistemas na Área de Tecnologia, Silvio Tomaz tem olhos atentos no GIS (Sistemas de Informações Geográficas), tecnologia que auxilia na tomada de decisões por meio de dados de localização, entre outros, e no desenvolvimento da sua única filha, a Monívia, de 10 anos.

“Iniciei a jornada na Aegea quando minha filha tinha oito anos e ela acompanha de perto o meu trabalho, acredito importante essa proximidade para fortalecer os vínculos entre a gente”, afirma. “Mesmo estando em home office, ela já até conhece as pessoas do meu convívio”, diz.

“Para uma relação saudável, ter o controle do tempo entre o momento profissional e o pessoal é fundamental para que todos sejam de qualidade”, orienta. Outra dica para uma vida com mais qualidade é cuidar da alimentação das crianças, ensinando que se hidratem tomando muita água e que façam atividades físicas.

Alexandre Pereira e a filha Lívia Chitolina Pereira, de 9 anos.

Mostrando a importância da água tratada

Também arquiteto de Infraestrutura de TI, Alexandre Pereira está há apenas cinco meses na Aegea. Com seu trabalho, contribui para manter os sistemas da empresa sempre em funcionamento.

“É incrível quando a gente percebe a forte relação entre o que fazemos e as pessoas lá na ponta, recebendo água tratada de qualidade em suas casas, por exemplo. Nos sentimos ainda mais motivados para que tudo funcione muito bem, pois ela é fundamental em nossas vidas”, afirma.

A atuação no saneamento já virou uma paixão que aumenta a cada dia e que ele leva para a filha, Lívia Chitolina Pereira, de 9 anos. “Aproveito ao máximo cada minuto que passo com minha filha, compartilho esses conhecimentos com ela e quando estamos juntos são momentos mágicos”, diz.

“Sempre mostro a importância de beber muita água e de cuidar do recurso que é uma verdadeira riqueza para todos nós. Falo também sobre o meu trabalho e tudo que é feito para que a água chegue em nossas casas e dos moradores das cidades atendidas pela Aegea”, conta ele.

Lívia aprende com o pai sobre a importância da água para a nossa saúde e a do planeta.