São Francisco do Sul consolida turismo sustentável como cidade mais azul do Brasil

São Francisco do Sul consolida turismo sustentável como cidade mais azul do Brasil
Texto: Adão Pinheiro

Em mais um feito que coloca São Francisco do Sul no mapa do turismo sustentável, a cidade celebrou o hasteamento da Bandeira Azul nas praias da Saudade, Ervino, Forte e Grande.

Além dessas quatro que já ostentaram a bandeira em temporadas anteriores, a Marina VillaReal, na Praia do Paulas, foi incluída pela primeira vez.

A certificação, renovada para a temporada 2024/2025, reafirma o compromisso do município com a preservação ambiental e a qualidade de vida.

Investimentos em saneamento

A conquista é fruto de um trabalho conjunto entre o poder público, a comunidade e empresas como a Águas de São Francisco do Sul, que atua na garantia do saneamento básico e na preservação da qualidade da água.

Com mais de 130 quilômetros de rede de esgoto, a cidade demonstra um avanço significativo na administração dos recursos hídricos, um dos critérios mais importantes para a obtenção da Bandeira Azul.

Gestão costeira de forma adequada

Para o coordenador municipal do programa, Adaílton Estácio, a certificação representa um marco significativo para o turismo local. “A Bandeira Azul eleva o nome de São Francisco do Sul como uma cidade que se preocupa com gestões sustentáveis nos ambientes praiais, atraindo um público mais consciente e exigente”, afirma.

Alessandra Pfuetzenreuter, da Secretaria Executiva do Instituto Ambientes em Rede (IAR), destaca a relevância do programa para o país. “Quanto maior o número de praias certificadas, mais garantimos que a gestão costeira está sendo feita de forma adequada, com qualidade da água, segurança e educação ambiental”, explica.

Liderança nacional

Com quatro praias certificadas, São Francisco do Sul se consolida como a cidade brasileira com o maior número de Bandeiras Azuis. A conquista é um reconhecimento internacional à adminsitração exemplar do município e à beleza das suas praias.

“Essa certificação é muito importante para São Francisco do Sul, porque vai fomentar o turismo, gerar empregos e consolidar o nosso trabalho com saneamento”, comemora Reginalva Mureb, diretora-presidente das unidades da Aegea em Santa Catarina.

Um futuro sustentável

O hasteamento da Bandeira Azul é um marco para São Francisco do Sul, que demonstra um compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a preservação do meio ambiente para as futuras gerações. A cidade se posiciona como um destino turístico de excelência, oferecendo aos visitantes praias limpas, seguras e com infraestrutura de qualidade.

Águas de São Francisco do Sul é certificada com o Selo Empresa Azul

A Águas de São Francisco do Sul foi certificada pela prefeitura do município com o Selo Empresa Azul, iniciativa que reconhece instituições comprometidas com critérios ambientais e com o apoio ao Programa Bandeira Azul.

Criado em 2023, o selo tem como objetivo incentivar ações que contribuam para a proteção de ambientes costeiros e marinhos, promovendo um turismo sustentável e de qualidade.

Impacto social positivo

Para receber a certificação, a companhia precisa cumprir critérios rigorosos, como a apresentação de relatórios de ações de educação ambiental realizadas, a disponibilização de suas políticas ambientais e, quando aplicável, a licença ambiental de operação. Além disso, as certificadas formalizam termos de colaboração, contribuindo financeiramente para o fortalecimento de iniciativas ambientais na cidade.

“Esta certificação demonstra que, além do impacto social positivo, há uma crescente compreensão de que o envolvimento significativo na comunidade pode resultar em benefícios a longo prazo para todos os atores envolvidos. O comprometimento de uma empresa em operar de maneira ética, considerando o impacto social e ambiental de suas decisões, deve ser cada vez mais presente”, diz Reginalva Mureb.

Fotos: Prefeitura de São Francisco do Sul