Após sete anos paralisada por falta de água tratada, uma agroindústria familiar de Campo Grande (MS) volta a produzir graças à instalação de cloradores que garantem a qualidade da água.
O sistema beneficia mais de 10 áreas rurais e ajuda diretamente cerca de 20 famílias da Associação São Luiz. Dona Viviane Santana do Amaral contou à equipe do SBT sobre o seu trabalho.
“A gente cresceu vendo a mãe fazendo pão, biscoito, então nós fomos aprendendo para a nossa vida e agora estamos passando para os nossos filhos”, afirmou.
Chegada da água tratada trouxe esperança de volta
Em 2017, a produção de pães e biscoitos, destinada às escolas do município, foi paralisada por falta de água tratada. “Foi desesperador, porque a gente vivia daquilo ali, era o sustento de toda nossa família”, disse Viviane.
A reportagem exibida pelo Tá na Hora e finalista do Prêmio de Jornalismo Ambiental da Águas Guariroba mostra o momento em que a esperança volta a mover os moradores com a chegada da água tratada.
Programa Sanear Rural
A concessionária Águas Guariroba instalou um clorador para o tratamento da água que abastece a comunidade. A expectativa é aumentar a produção de pães e biscoitos para atender um número maior de escolas. A iniciativa da Águas Guariroba faz parte do Programa Sanear Rural, que leva água tratada para 12 comunidades rurais de Campo Grande. Ao todo, 600 famílias, mais de 1,8 mil pessoas, estão sendo beneficiadas pelo programa.