Aegea é TOP 6 no Prêmio Estadão em “Ética, Cidadania & Sociedade”

Aegea é TOP 6 no Prêmio Estadão em “Ética, Cidadania & Sociedade”
Texto: Letícia Machado

A Aegea foi um dos destaques do prêmio Estadão ESG Empresas Mais ao figurar entre as seis empresas com melhor desempenho na categoria “Ética, Cidadania & Sociedade” no ano de 2024.

A premiação é uma iniciativa do jornal O Estado de S. Paulo, em parceria com a FIA Business School e a Austin Rating. As companhias reconhecidas foram anunciadas oficialmente na 10ª edição do caderno especial do Empresas Mais.

Compromisso com práticas que promovem uma sociedade mais justa

O prêmio avalia as empresas em quatro categorias: Sustentabilidade & Mudanças Climáticas, Governança Corporativa, Inovação & Tecnologia e Ética, Cidadania & Sociedade. A Aegea foi premiada nesta última, que considera práticas corporativas voltadas à construção de uma sociedade justa e plural, com atenção especial à diversidade, integridade, prevenção de fraudes e ações efetivas de inclusão social.

“Ser reconhecida entre as melhores do Brasil pelas boas práticas de “Ética, Cidadania & Sociedade” reforça o nosso compromisso em promover uma atuação empresarial que vai além da prestação de serviços essenciais. Para nós da Aegea, investir em ações que ampliam a inclusão, valorizam a diversidade e fortalecem o diálogo com a sociedade é tão estratégico quanto garantir eficiência operacional”, afirma Ana Paula Carracedo, diretora de Integridade da Aegea.

Para ela, essa conquista pertence a todos os colaboradores, que diariamente movimentam vidas com ética, propósito e responsabilidade social.

Governança sólida e relações responsáveis

Demonstrando seu compromisso com a ética por meio de uma governança sólida, a Aegea mantém um Programa de Integridade bem estruturado e adota mecanismos consistentes de compliance e transparência, como canais independentes de denúncia e a avaliação prévia de parceiros e fornecedores.

Além disso, a adesão ao Movimento Transparência 100%, do Pacto Global da ONU, evidencia a atuação da companhia pautada em relações justas, íntegras e responsáveis com todos os seus públicos.

Inclusão social e transformação nos territórios atendidos

O resultado também reflete o engajamento da companhia em iniciativas que impulsionam a transformação social, como a Tarifa Social – que já beneficia cerca de 2,5 milhões de pessoas –, o programa Vem com a Gente, que leva água tratada e dignidade a regiões vulneráveis, além da atuação transversal com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), especialmente nas frentes de redução de desigualdades, acesso ao saneamento e promoção da cidadania.