Saiba como garantir mais segurança e se prevenir de golpes digitais

Saiba como garantir mais segurança e se prevenir de golpes digitais
Texto: Felipe Arguelho e Rosiney Bigattão

Com o avanço da tecnologia e da inteligência artificial, os ataques cibernéticos se tornaram mais sofisticados e frequentes, atingindo empresas e indivíduos por diversos canais — e-mail, WhatsApp, LinkedIn, entre outros.

Como se prevenir dos golpes e proteger também os dados da empresa que passam pelas suas mãos? O time de Cibersegurança da Aegea dá dicas importantes. Confira abaixo.

Proteger os dados é garantir a continuidade das operações

Para a Aegea, a segurança digital é um pilar essencial para garantir a continuidade das operações, a proteção da imagem institucional e a disponibilidade dos sistemas. Por isso, foi desenvolvido o Programa de Segurança Digital da Aegea, que promove ações constantes na busca de melhoria contínua para o tema.

Além da campanha atual “Movimentando Informações, Protegendo Conexões”, para engajar as unidades da empresa e incentivar boas práticas de comunicação e prevenção, a Aegea está apoiando a iniciativa global contra ameaças cibernéticas no Mês da Conscientização em Cibersegurança.

Esforços internacionais de proteção

O movimento surgido nos Estados Unidos em 2004 visa educar pessoas e organizações sobre a importância da segurança digital contra ameaças cibernéticas. 

“Estamos alinhados aos esforços internacionais de proteção, contribuindo com ações específicas dentro do nosso Programa de Segurança Digital. Teremos comunicações voltadas à conscientização, reforçando boas práticas, políticas internas e a cultura de cibersegurança”, afirma Alexandre Andrade, coordenador de Tecnologia da Aegea.

Haverá painéis nas áreas comuns e também cards para WhatsApp e Teams, pensando nos canais mais móveis.

Cibersegurança: um movimento de autorresponsabilidade compartilhada

O ponto mais importante que o colaborador precisa para evitar ataques digitais de qualquer natureza é a atenção e isso está diretamente ligado à autorresponsabilidade.

A preocupação com o comportamento dos colaboradores é um dos pilares do Programa de Segurança Digital da Aegea e, por isso, a conscientização é tão importante, pois funciona como um dos elos entre tecnologia, processos e pessoas.

Todos comprometidos com a segurança

“Não adianta termos as melhores ferramentas do mercado e profissionais monitorando todo o ambiente se o colaborador não estiver comprometido com a segurança. A postura individual é determinante. Compartilhar senhas, acessar sites inseguros ou utilizar equipamentos da empresa em redes públicas são atitudes que podem gerar riscos. Segurança digital é responsabilidade de todos”, reforçou Grace Meirelles, gerente-executiva de Cibersegurança da Aegea,

Para o coordenador de Tecnologia da Aegea, a segurança digital de uma empresa de saneamento está muito ligada à continuidade das operações. “Se sofrermos um ataque cibernético, corremos o risco de indisponibilidade dos nossos serviços, sejam canais, diretórios de arquivos ou sistemas internos e por isso, a cibersegurança é fundamental para garantir que a empresa continue fazendo o que faz de melhor”, diz.

Outras dicas que valem ouro para a cibersegurança

Muitas vezes, os riscos não vêm de ações intencionais, mas de descuidos quando as ações são feitas de modo automático ou por falta de conhecimento. Por isso, o Programa de Segurança Digital da Aegea reforça que todos são responsáveis e alerta que é preciso:

  • Evitar acesso a sites que podem representar riscos;
  • Compartilhamento indevido de senhas;
  • Uso de equipamentos da empresa (computadores, celulares) em ambientes inseguros;
  • Conexões em redes públicas durante deslocamentos;
  • Exposição física de dispositivos em locais vulneráveis.

A cada mês, o programa trará temas que ajudam os colaboradores a entender como suas atitudes podem proteger — ou expor — a empresa e o Aegea Blog vai compartilhar os temas aqui. Afinal, segurança digital é um esforço coletivo, e cada um tem um papel fundamental nesse processo.