O saneamento e sua conexão com o meio ambiente, especialmente no que diz respeito à adaptação e resiliência têm papel de destaque na 30ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudança do Clima, a COP30, que acontece de 10 a 21 de novembro no Parque da Cidade, em Belém (PA).
Os eventos extremos provocados pelas mudanças climáticas, como as tempestades, enchentes, ondas de calor e seca extremas impactam diretamente a infraestrutura e a operação dos serviços de água e esgoto. Por outro lado, o saneamento adequado é crucial para a mitigação dos efeitos do clima, principalmente para as populações mais vulneráveis.
💧 A contribuição do saneamento frente às mudanças climáticas
“O saneamento básico tem um papel central no enfrentamento das mudanças climáticas, porque ao coletar e tratar o esgoto, devolve uma água limpa para a natureza, protegendo os ecossistemas que abastecem milhões de pessoas todos os dias. Na Aegea, estamos trabalhando muito a questão da resiliência hídrica, que é a capacidade que rios, lagos e outros sistemas têm de se recuperar após um impacto. Sem isso, não há como enfrentar os impactos das mudanças climáticas nem garantir água para o futuro”, afirma o presidente do Instituto Aegea, Édison Carlos, que vai representar a Companhia na COP30.
Olhar para os recursos hídricos de forma estratégica também contribui para a mitigação.
“Combater as perdas de água tratada é um dos pilares da nossa atuação: nossos programas já poupam cerca de 5 bilhões de litros de água por ano, o suficiente para abastecer quase 1,5 milhão de pessoas. O segundo é a recuperação dos corpos hídricos e mananciais, com investimentos que vêm melhorando a qualidade ambiental em locais como a Lagoa de Araruama, na Região dos Lagos, a Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio, e toda a Baía de Guanabara. E o terceiro é a restauração florestal das bacias, com programas como o Floresta Viva, com o BNDES, e a parceria com o WWF, garantindo a segurança hídrica no longo prazo”, diz Adriana Albanese, diretora de Sustentabilidade e Relações de Investidores da Aegea.
🗓️ A participação da Aegea na COP30
O evento está dividido em duas grandes áreas: a Blue Zone destinada às negociações oficiais. O acesso é controlado e permitido para um número limitado por delegação dos países.
A Green Zone é o espaço para as organizações e sociedade civil e, nesta COP, terá acesso livre ao público. A programação é organizada em dias temáticos, que abordam desde mitigação e adaptação até justiça climática, bioeconomia e juventude.
Além disso, uma série de ações paralelas acontecem no Side Event, espaço de diálogo com eventos paralelos organizados por diversas entidades como governos, representantes da sociedade e setor privado para discutir temas específicos relacionados às mudanças climáticas.
A Aegea, que participou das Conferências do Clima em anos anteriores, terá participação ativa na COP30:
🔹 10 de novembro
Blue Zone: “Parcerias Público-Privadas em água e saneamento no Brasil: desafios e implicações climáticas por meio do estudo de caso das Águas do Rio”, com Adriana Albanese, diretora de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Aegea.
Blue Zone: “Desafios da universalização do saneamento: como a garantia do acesso contribui para a agenda climática”, com Renato Medicis, vice-presidente Regional da Aegea.
Side Event: “Água, saneamento e clima: infraestrutura resiliente para adaptação e saúde pública”, com André Facó, diretor-presidente da Águas do Pará, e Rogério Tavares, vice-presidente de Relações Institucionais da Aegea.
🔹 11 de novembro
Blue Zone: “Transformação ambiental e social – Águas do Rio”, com Anselmo Leal, diretor-presidente da Águas do Rio.
Green Zone: “Fireside chats: as agendas de água e economia circular do pacto para os próximos anos”, com Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea.
Green Zone: “Programa Blue Keepers – Todos os caminhos levam ao mar”, com Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea.
Green Zone: “One Water: construindo infraestrutura resiliente às mudanças climáticas por meio da inteligência hídrica e subterrânea”, com Leandro Marin, vice-presidente Regional da Aegea.
Blue Zone: “Cidades Sustentáveis e Inteligentes: soluções inovadoras para resiliência climática”, com Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea.
🔹 12 de novembro
Blue Zone: “Adaptação climática nas cidades brasileiras. Soluções em economia circular e resiliência hídrica”, com Radamés Casseb, CEO da Aegea.
Side Event: “Cidades sustentáveis – resiliência e inovação frente às mudanças do clima”, com André Facó, diretor-presidente da Águas do Pará.
Blue Zone: “Reposicionar o Brasil como líder global na gestão responsável da água e no planejamento da gestão hídrica em contextos urbanos”, com Rogério Tavares, vice-presidente de Relações Institucionais da Aegea.
Side Event: “Prêmio SB COP para o caso Trata Bem Barcarena”, com Renato Médicis, vice-presidente Regional da Aegea.
🔹 13 de novembro
Side Event: “Investimentos em infraestrutura”, com Adriana Albanese, diretora de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Aegea.
Side Event: “Universalização do saneamento: soluções inovadoras para desenvolvimento e resiliência climática”, com Adriana Albanese, diretora de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Aegea.
🔹 17 de novembro
Blue Zone: “Construindo resiliência hídrica na América Latina e no Caribe”, com Adriana Albanese, diretora de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Aegea.
Side Event: “Para além de Belém: o legado da COP30”, com André Facó, diretor-presidente da Águas do Pará.
Side Event: “Construindo cidades amazônicas resilientes”, com André Facó, diretor-presidente da Águas do Pará.
🔹 18 de novembro
Blue Zone: “Desbloqueando a ação climática por meio de parcerias, integridade socioambiental e inovação”, com Adriana Albanese, diretora de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Aegea.
Blue Zone: “COP30: infraestrutura como indutora do desenvolvimento ssutentável”, com Rogério Tavares, vice-presidente de Relações Institucionais da Aegea.
🔹 19 de novembro
Blue Zone: “Fluxo de resiliência: abordando o paradoxo da água”, com Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea.
🔹 20 de novembro
Blue Zone: “Construções sustentáveis: o futuro da infraestrutura na Amazônia”, com André Facó, diretor-presidente da Águas do Pará.
🌱 Muito além da diplomacia
A COP30 foi pensada para ser uma conferência catalisadora de implementação e inclusão, conectando metas globais com realidades locais. A organização do evento considera os saberes dos povos tradicionais, a juventude, a ciência e a tecnologia como partes fundamentais para construir soluções duradouras.
Nas palavras do embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30: “A experiência vivida precisa se traduzir em ação climática urgente”. Para ele, “Os Dias Temáticos representam um ousado convite ao mundo para se unir em Belém e ajudar a moldar o futuro.”
🗓️ A programação dos Dias Temáticos na COP30
Para conectar as negociações ao impacto no mundo real, fazendo com que implementação, equidade e urgência se encontrem, mais de 30 temas estão interconectados com a agenda de ação.
São seis eixos principais: Energia, Indústria e Transporte; Florestas, Oceanos e Biodiversidade; Agricultura e Sistemas Alimentares; Cidades, Infraestrutura e Água; Desenvolvimento Humano e Social; e Questões Transversais, como gênero, juventude, justiça climática e inovação.
🔹 10–11 de novembro
Adaptação, cidades, infraestrutura, água, resíduos, governos locais, bioeconomia, economia circular, ciência, tecnologia e inteligência artificial.
🔹 12–13 de novembro
Saúde, empregos, educação, cultura, justiça e direitos humanos, trabalhadores, integridade da informação e o Balanço Ético Global, destacando equidade e responsabilidade moral.
🔹 14–15 de novembro
Transformação dos sistemas de energia, indústria, transporte, comércio, finanças, mercados de carbono e gases não-CO₂. Ênfase na transição justa, energia renovável e eficiência energética.
🔹 17–18 de novembro
Florestas, oceanos, biodiversidade e protagonismo de povos indígenas, comunidades locais, juventude e pequenos empreendedores. Foco em soluções baseadas na natureza.
🔹 19–20 de novembro
Segurança alimentar, agricultura familiar, pesca, turismo sustentável e equidade de gênero e racial. Destaque para mulheres, pessoas negras e inclusão social nos sistemas alimentares.
📣 Acompanhe a COP30
A COP30 é uma oportunidade única para entender como decisões globais impactam o nosso cotidiano. Acompanhe as novidades nas redes sociais da Aegea e aqui no Aegea Blog. E para saber mais, visite o site oficial da conferência:
🔗 https://cop30.gov.br