Aegea leva o saneamento para o centro dos debates na COP30

Aegea leva o saneamento para o centro dos debates na COP30
Texto: Rosiney Bigattão

A Aegea chega à COP30, no coração da Amazônia, em Belém (PA), com uma programação robusta que destaca o saneamento como elemento-chave no enfrentamento das mudanças climáticas.

Serão 25 participações em painéis.  Com presença ativa de lideranças da Aegea, o foco é mostrar como o saneamento contribui para adaptação climática, saúde pública e inclusão social.

Acompanhe a seguir a agenda completa da Aegea na Conferência do Clima mais importante da década.

🗓️ Veja a programação completa da Aegea na COP30

🔹 10 de novembro

Blue Zone – Painel: “Parcerias Público-Privadas em água e saneamento no Brasil: desafios e implicações climáticas por meio do estudo de caso das Águas do Rio”, com Adriana Albanese, diretora de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Aegea.

Blue Zone – Painel: “Desafios da universalização do saneamento: como a garantia do acesso contribui para a agenda climática”, com Renato Medicis, vice-presidente regional da Aegea.

Side Event – EY House: “Água, saneamento e clima: infraestrutura resiliente para adaptação e saúde pública”, com André Facó, diretor-presidente da Águas do Pará, e Rogério Tavares, vice-presidente de Relações Institucionais da Aegea.

🔹 11 de novembro

Blue Zone – Painel: “Economia circular no saneamento básico: gestão sustentável e oportunidades a partir da água de reúso”, com Anselmo Leal, diretor-presidente da Águas do Rio.

Blue Zone – Painel: “Cidades Sustentáveis e Inteligentes: soluções inovadoras para resiliência climática”, com Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea.

Green Zone – Painel: “Infraestrutura sustentável e resiliente para transição verde”, com Radamés Casseb, CEO da Aegea.

Green Zone – Painel: Fireside chats: as agendas de água e economia circular do pacto para os próximos anos”, com Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea.

Blue Zone – Painel: “Programa Blue Keepers – água, oceano e resíduos. Todos os caminhos levam ao mar”, com Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea.

Green Zone – Painel: “Ganhos da universalização do saneamento na Amazônia Legal: saúde pública e proteção ambiental”, com Renato Medicis, vice-presidente regional da Aegea.

🔹 12 de novembro

Blue Zone: “Adaptação climática nas cidades brasileiras. Soluções em economia circular e resiliência hídrica”, com Radamés Casseb, CEO da Aegea.

Blue Zone: “Reposicionar o Brasil como líder global na gestão responsável da água e no planejamento da gestão hídrica em contextos urbanos​”, com Rogério Tavares, vice-presidente de Relações Institucionais da Aegea.

Side Event: “Cidades sustentáveis – resiliência e inovação frente às mudanças do clima”, com André Facó, diretor-presidente da Águas do Pará.

🔹 13 de novembro

Side Event – Cas Amazônia: “Financiamentos de infraestruturas amazônicas para a adaptação justa e de baixo carbono”, com Adriana Albanese, diretora de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Aegea.

Side Event: “Morar amazônico – técnicas construtivas e financiamento habitacional”, com André Facó, diretor-presidente da Águas do Pará.

Side Event – C.A.S.E: “Universalização do saneamento: soluções inovadoras para desenvolvimento e resiliência climática”, com Adriana Albanese, diretora de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Aegea.

🔹 14 de novembro

Blue Zone – Painel: “Acelerar a resiliência climática com inteligência geoespacial: desbloqueando parcerias para ações climáticas orientadas por dados em infraestrutura”, com Leandro Marin, vice-presidente regional da Aegea.

Green Zone – Painel: “Estudos de caso – os investimentos que transformam a realidade em diversas cidades na região amazônica”, com Adriana Albanese, diretora de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Aegea.

🔹 17 de novembro

Blue Zone – Painel: “Construindo resiliência hídrica na América Latina e no Caribe”, com Adriana Albanese, diretora de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Aegea.

Side Even – Painelt: “Cases amazônicos”, com André Facó, diretor-presidente da Águas do Pará.

Side Event – Painel: “Construindo cidades amazônicas resilientes”, com André Facó, diretor-presidente da Águas do Pará.

🔹 18 de novembro

Blue Zone – Painel: “Desbloqueando a ação climática por meio de parcerias, integridade socioambiental e inovação”, com Adriana Albanese, diretora de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Aegea.

Side Event – Casa do Seguro: “COP30: infraestrutura como indutora do desenvolvimento sustentável​”, com Rogério Tavares, vice-presidente de Relações Institucionais da Aegea.

🔹 19 de novembro

Blue Zone – Painel: “Fluxo de resiliência: abordando o paradoxo da água”, com Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea.

Green Zone – Painel: “Construindo cidades resilientes com justiça hídrica e climática: como a universalização do saneamento fortalece a adaptação climática e e promove soluções inclusivas e resilientes”, com André Facó, diretor-presidente da Águas do Pará.

🔹 20 de novembro

Blue Zone: “Construindo cidades resilientes com justiça hídrica e climática: como a universalização do saneamento fortalece a adaptação climática e e promove soluções inclusivas e resilientes”, com André Facó, diretor-presidente da Águas do Pará.