Exposição “Água” revela conexões vitais entre pessoas e paisagens

Exposição “Água” revela conexões vitais entre pessoas e paisagens
Texto: siney Bigattão

A água como fio condutor de culturas, vidas e histórias. Essa é a proposta da exposição “Água”, do fotógrafo Érico Hiller, em cartaz no MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo – até 5 de abril de 2026.

A mostra tem patrocínio do Instituto Aegea, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e integra o calendário de exposições do museu com um olhar artístico e humanizado sobre esse recurso essencial à vida. O fotógrafo retrata a relação da população com a água e principalmente, a ausência dela.

Água em suas múltiplas dimensões

Com imagens feitas em diferentes partes do mundo, a exposição apresenta a água em suas múltiplas dimensões — como fonte de sobrevivência, beleza, escassez e contraste.

Em fotografias coloridas, o visitante percorre paisagens internacionais marcadas por sua relação simbiótica com rios, mares, desertos e geleiras. Em paralelo, uma série em preto e branco, captada no Brasil, aproxima o tema da realidade nacional, evidenciando a força poética e crítica da água em nossos territórios.

“Mais do que um registro visual, a exposição convida o público a refletir sobre a urgência de preservar a água, compreendendo-a não apenas como recurso, mas como elo vital que sustenta toda a vida no planeta”, destaca o fotógrafo Érico Hiller.

A experiência se completa com um vídeo de bastidores, com cerca de sete minutos, produzido pela Crazy Cow Filmes, que revela o processo criativo e os desafios vividos por Hiller durante a construção do projeto.

Além de seu valor artístico, a mostra reforça o compromisso do Instituto Aegea em promover reflexões sobre a água para além do saneamento, conectando arte, educação e sustentabilidade como instrumentos para o desenvolvimento social e ambiental.

🗓 Serviço

Exposição “Água”, de Érico Hiller
 📍 MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo
 📅 Até 05/04/2026

Horários:
 Terças a sextas, das 10h às 19h
 Sábados, das 10h às 20h
 Domingos e feriados, das 10h às 18h
 Permanência permitida até 1h após o último horário

Ingressos:
 R$ 30 (inteira) / R$ 15 (meia)
 🎟️ Terças-feiras: entrada gratuita (retirada apenas na bilheteria física)
 🎟️ Quarta B3: entrada gratuita na terceira quarta-feira do mês, graças à parceria com a B3

Classificação: Livre