Afroturismo com propósito: roteiros que celebram a diversidade

Afroturismo com propósito: roteiros que celebram a diversidade
Texto: Maria Teresa Wassermann

O Respeito Dá o Tom, o programa de inclusão racial, diversidade e igualdade racial da Aegea, entrou no clima de férias e verão para apresentar uma série especial. São roteiros culturais e de afroturismo que conectam território, cultura e protagonismo do povo negro, destacando as mulheres que transformam a realidade de suas comunidades. Um convite a viajar com sentido, respeito e pertencimento, fortalecendo a equidade racial e de gênero que move a Aegea. 
 
Para darmos a largada, apresentamos destinos nas regiões Norte e Nordeste. Entre natureza, cidade e memórias ancestrais, os roteiros revelam brasicidades – a capacidade de entender e respeitar as realidades diferentes de cada lugar onde atua, consideradas um dos talentos da Aegea e que apontam quem é a empresa e para onde quer ir.

Circuito de Memória Afro Amazônica em Manaus

Manaus, no Amazonas, é uma cidade que conta com a exuberância da natureza, arquitetura e cultura locais e um território que conta a riqueza da história negra no norte do país. O Circuito de Memória Afro Amazônica é um exemplo disso: um roteiro que celebra a presença e contribuição das populações afrodescendentes na formação cultural da região, com destaque para iniciativas lideradas por mulheres negras, economia criativa e vivências comunitárias que resgatam a ancestralidade local.

Cultura e gastronomia com influências africanas em Belém

Também no Norte, a cidade de Belém, no Pará,traz a força das tradições afro-brasileiras. A capital possui diversos roteiros com experiências em espaços de cultura e espiritualidade, que incluem gastronomia de influência africana e encontros orientados por lideranças femininas conhecidas como as guardiãs da memória local. A cidade é conhecida também pelo colorido das festividades populares que celebram as religiões de matriz africana como o Bumba Meu Boi de Zabumba e Carimbó.

Vivências ancestrais em Salitre

No Nordeste, temos a recém criada Rota Afroturística de Salitre, no município de Salitre, no Ceará. Inaugurada em agosto de 2025, a rota foi inspirada em um turismo comunitário e ancestral com o objetivo de levar os visitantes a experimentarem vivências em comunidades quilombolas, participarem de rodas culturais e conhecerem histórias orais do povo local. O destaque fica para o Museu Vivo da Mandioca, um espaço único que preserva a memória, a tradição e os saberes em torno deste alimento que é parte fundamental da identidade da região.

O Futuro que queremos passa pela valorização da diversidade

Viajar por esses territórios é mais do que conhecer destinos: é reconhecer histórias, ampliar nossos saberes e fortalecer compromisso com a valorização da diversidade. Que cada roteiro apresentado pelo Respeito Dá o Tom inspire novos olhares, gere pertencimento e nos lembre que promover respeito, equidade racial e de gênero, dentro e fora da Aegea, é construir o futuro que queremos. 

Fique ligado! Na semana que vem, novos roteiros para celebrar a diversidade!