Caravana de Verão da Corsan: diversão e educação ambiental

Caravana de Verão leva diversão e educação ambiental ao litoral gaúcho
Texto: Rosiney Bigattão

Desde 10 de janeiro, a Caravana de Verão da Corsan percorre cidades do Rio Grande do Sul com uma programação gratuita que une lazer, educação ambiental e conscientização sobre o uso responsável da água e dos serviços de esgoto. A iniciativa começou em Gravataí e segue pelo litoral gaúcho, levando atividades para moradores e turistas durante o período das férias escolares.

Ao longo da temporada, a ação itinerante passa por cinco destinos do litoral, com expectativa de impactar cerca de 3 milhões de pessoas. A proposta é transformar a ida à praia em uma experiência de aprendizado acessível, divertida e voltada para toda a família.

Praia vira espaço de lazer e conscientização

A estrutura da Caravana inclui caminhão palco com telões, espaço temático montado na areia com jogos interativos, personagens e desafios lúdicos, além de atividades educativas, blitz de sensibilização, ponto de hidratação, aulas de ginástica, lounges com ombrelones e distribuição de brindes.

Em cada cidade, a Caravana ocupa a beira da praia com um complexo itinerante pensado para encantar crianças, envolver adultos e estimular reflexões sobre consciência ambiental e hábitos cotidianos relacionados ao uso da água.

Crianças aprendem brincando — e levam a lição para casa

A edição 2026 marca o início do projeto “Juntos contra os vilões do esgoto”, que será desenvolvido ao longo do ano em todo o estado. A iniciativa transforma problemas do dia a dia em personagens lúdicos que ajudam o público a entender os impactos de práticas comuns, como óleo descartado na pia, lixo jogado no vaso sanitário, papel, areia e restos de obra.

Por meio de jogos e atividades educativas, as crianças aprendem que cuidar da água começa muito antes da torneira. Pais e mães acompanham as ações, tiram dúvidas e passam a refletir sobre hábitos cotidianos dentro de casa. Nesse processo, os pequenos se tornam multiplicadores da consciência ambiental junto às famílias.

Educação ambiental que atravessa gerações

“Quando uma criança entende, brincando, que jogar lixo no lugar errado pode poluir o mesmo mar onde ela se diverte, essa consciência se transforma em valor. E valores atravessam gerações. A Caravana leva a mensagem de que cuidar da água é também uma forma de cuidar das pessoas”, afirma a diretora-presidente da Corsan, Samanta Takimi.

Uso responsável da água em período de alta demanda

A Caravana de Verão acontece em um dos períodos de maior movimento no litoral gaúcho, quando as cidades recebem milhares de turistas e o consumo de água aumenta significativamente. Nesse contexto, a ação também reforça a importância do uso responsável dos recursos hídricos e do correto funcionamento do sistema de esgotamento sanitário.

O percurso da Caravana já passou por Cidreira e Capão da Canoa, chega à Praia do Cassino nos dias 21 e 22 de fevereiro e encerra em Torres, nos dias 28 de fevereiro e 1º de março. A programação completa de cada município pode ser conferida nos perfis oficiais da Corsan no Instagram e no Facebook.

No litoral fluminense também tem verão mais animado. Confira na matéria sobre a Águas do Rio, aqui no Aegea Blog.