A Águas de Timon (MA) também aproveita as comemorações do Dia Mundial da Saúde para alertar sobre hábitos e condutas que favorecem a qualidade de vida das pessoas, já que pesquisas indicam que muitas doenças registradas mundialmente poderiam ser evitadas com medidas de saneamento.
Entre as principais doenças que têm alguma relação com a veiculação hídrica são: diarréia por Escherichia coli; disenteria bacteriana; febre tifóide; cólera; leptospirose; hepatite A; verminoses; giardíase; amebíase; arboviroses, que são as transmitidas por insetos como dengue e chikungunya.
Para diminuir a ocorrência dessas doenças na cidade, a Águas de Timon trabalha para que os investimentos da infraestrutura de esgotamento sanitário avancem.
Universalização do acesso à água
A universalização do abastecimento de água, em 2016, foi um grande marco para a cidade, proporcionando água de qualidade na torneira dos moradores, com regularidade. Agora, a concessionária investe em obras e tecnologia para expandir o serviço de esgoto.
No primeiro trimestre de 2023, a cobertura de esgotamento sanitário alcançou 40%, após investimentos em infraestrutura que contemplam a construção e recuperação de mais de 130 km de rede, a construção de elevatórias de esgoto e da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Flores.
Para o diretor-executivo da Águas de Timon, Renee Chaveiro, os investimentos constantes na distribuição e qualidade da água da zona urbana da cidade, bem na coleta e tratamento do esgoto refletem diretamente na saúde pública.
“Com o acesso ao saneamento, é possível prevenir e reduzir internações hospitalares decorrentes de doenças de veiculação hídrica e proporcionar um ambiente saudável para as crianças, idosos e mulheres chefes de família”, destaca.
Para além dos benefícios diretos na saúde pública, o acesso à água tratada e coleta de esgoto garantem melhores índices na educação, mais ocupação e renda, preservação ambiental, valorização imobiliária e atração de novos negócios.