O maior engajamento do setor privado com a causa da criança e adolescência foi a pauta de uma reunião entre líderes empresariais e a diretoria do Unicef, no final de agosto, em São Paulo.
Participaram 34 lideranças empresariais, entre conselheiros, ex-conselheiros, parceiros e convidados. A Aegea foi representada pelo presidente do Instituto Aegea, Édison Carlos.
Do Unicef estavam presentes a diretora-executiva Catherine Russell, o representante para a América Latina, Garry Conile e o representante no Brasil, Youssouf Abdel-Jelil.
Catherine é uma das maiores autoridades nos Estados Unidos em questões femininas e assumiu o cargo no Unicef em 2022. Dentre as várias temáticas que impactam diretamente os direitos das crianças e adolescentes, questões como mudanças climáticas, água e saneamento, educação e empregabilidade tiveram destaque no encontro.
O Conselho Consultivo tem como objetivo trazer a expertise de seus membros para assessorar a relação do Unicef com o setor privado, apoiando o desenvolvimento de novas alianças e contribuindo para que mais crianças tenham acesso a saúde, educação, proteção e participação.
Visita de campo no Ceará
Outra ação de destaque que contou com a participação da Aegea foi a visita de campo para apresentar iniciativas desenvolvidas no Ceará a lideranças corporativas e filantrópicas.
Lisandre Assis Dauber, coordenadora de Responsabilidade Social da Aegea, participou da visita e conheceu a experiência do município de Eusébio, um dos 184 municípios que integram o Selo Unicef.
O grupo conheceu também as ações implementadas em Fortaleza nas áreas de desenvolvimento infantil e imunização, educação, enfrentamento da violência, engajamento de adolescentes e transição positiva para o mercado de trabalho.
Os participantes também conversaram com adolescentes e famílias, que falaram sobre o impacto dessas atividades em suas vidas. Além da Aegea, estiveram presentes executivos de grupos como Louis Vuitton, Santander, Fleury, Klabin, J.Macedo e M. Dias Branco.