Nos primeiros 100 dias de operação da nova Corsan, a Aegea entregou 100% das intervenções previstas nos 317 municípios atendidos em todo o Rio Grande do Sul
O Plano 356 Entregas em 100 dias contempla pelo menos uma obra por cidade. São aproximadamente R$100 milhões em investimentos destinados a obras e intervenções. Parte delas foi concluída e o restante será entregue nos próximos meses.
O programa marca o início da transição da Corsan e gera benefícios diretos à vida de 900 mil gaúchos. Importantes obras relacionadas à segurança hídrica, à sustentabilidade ambiental, à qualidade da água e à expansão e modernização dos sistemas foram iniciadas.
As obras foram definidas de forma customizada de acordo com a realidade da demanda de cada cidade, de forma a incrementar a eficiência do sistema e acelerar a ampliação, correção e/ou desobstrução dos serviços de água e esgoto prestados pela Corsan.
Para conhecer os resultados dos serviços prestados até agora, o Aegea Blog fez uma viagem pelas principais obras que estão sendo realizadas e encantos do interior do Rio Grande do Sul.
Obras na Capital Nacional da Literatura
Na Região do Planalto, que envolve os municípios do norte do estado, como o de Passo Fundo, cidade conhecida como a Capital Nacional da Literatura, foram realizadas 79 obras nos primeiros 100 dias de operação.
São extensões ou substituição de redes de água, 5,5 km de tubulação de uma adutora e perfurações e melhorias em poços para aumentar a oferta de água. Os reservatórios também recebem atenção, com 20 obras de melhorias, como as de Nonoai (foto).
Serra Gaúcha: uma das maiores regiões atendidas pela Corsan
Quem já teve o prazer de viajar por esse recanto turístico brasileiro sabe dos encantos guardados a cada curva das estradas que cortam a serra gaúcha. Bento Gonçalves, Farroupilha e Garibaldi fazem parte deste verdadeiro tesouro nacional. As riquezas incluem ainda Cambará do Sul, com seus famosos cânions.
As cidades fazem parte da Região Nordeste, uma das maiores atendidas pela Corsan, com seus 54 municípios. Foram realizadas 73 obras nos primeiros 100 dias do plano elaborado pela Aegea para a melhoria no atendimento à população, incluindo os turistas que visitam o lugar. Incluem também a revitalização dos ativos da companhia e condições para o avanço em indicadores ambientais e operacionais.
Região das Missões
A histórica Missões, localizada no noroeste do estado, possui grandes atrativos turísticos, como o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, em São Miguel das Missões. A região recebeu atenção especial com obras para redução da falta de água.
São 70 obras que também ampliam a rede de abastecimento e trouxeram melhorias diversas em infraestrutura de serviços e na operação de água e esgoto que vão beneficiar quem vive nas cidades ou de quem vai visitar a região.
Vale do Rio dos Sinos
Todos os 29 municípios que fazem parte da Região do Vale do Rio dos Sinos tiveram obras finalizadas pela Corsan durante os primeiros 100 dias de gestão da Aegea.
Em Dois Irmãos, foi concluída uma adutora de 2,5 quilômetros de extensão para beneficiar 1,2 mil famílias, que esperavam há dois anos pela obra. Dois reservatórios que abastecem 7,2 mil famílias de Arroio dos Ratos, foram pintados e impermeabilizados.
Os mesmos procedimentos ocorreram também em Rolante, onde o reservatório que distribui água a 3,8 mil famílias recebeu a instalação de escadas, local para expurgo e novo sistema de estação de bombeamento.
Já em Sentinela do Sul, onde a captação da água é subterrânea, foi feita uma adequação no poço artesiano que fornece água para 650 famílias. Os equipamentos elétricos foram separados da área de tratamento, e a estrutura também recebeu pintura e novo cercamento.
Centro do estado: Santa Maria
Com 31 municípios, a Região Central da Corsan inclui Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires. Faz parte também Santa Maria, a maior cidade do centro do estado, que abriga a sede da Superintendência Central.
Foram 32 realizações no período, entre extensão e substituição de rede, com mais de 4,7 km de tubulação instalada, obras em adutoras e poços, além de melhorias em diversas em infraestrutura de serviços.
Os encantos do litoral gaúcho
Capão da Canoa, Cidreira, Torres (foto) e Tramandaí recebem milhares de turistas no verão. O fortalecimento e a qualificação dos serviços de saneamento no Litoral Norte trouxeram melhorias importantes para a população fixa de 370 mil pessoas e para os veranistas que desfrutam das praias da região.
Desde julho até outubro deste ano, foram terminadas 17 obras na área da Superintendência do Litoral. Entre os destaques, estão intervenções nas estações de tratamento de esgoto (ETEs) de Capão da Canoa e Xangri-Lá e nas estações de tratamento de água (ETAs) de Capão da Canoa, Curumim, Imbé, Tramandaí e Cidreira.
Foram concluídas ainda a expansão de redes e a ampliações das vazões de distribuição de água, com perfurações e montagens de novos poços artesianos, como os de Terra de Areia e Três Cachoeiras. Além disso, reformas estruturais, impermeabilizações e pinturas de reservatórios reforçaram o armazenamento de água tratada e garantem maior segurança a essas estruturas.
Obras na região de Chuí
Se você for conhecer o extremo sul do país e o ponto mais distante da linha do equador, localizado na cidade de Chuí, pode ver também o trabalho que vem sendo realizado na Regional Sul da Corsan.
Cada um dos 22 municípios da região foi atendido com obras como reformas, pinturas, construção e cercamentos de poços artesianos, com o objetivo de aumentar a eficiência na prestação dos serviços da Corsan. As melhorias também garantem mais segurança aos colaboradores da empresa em serviço e maior proteção patrimonial.
No Chuí, onde basta atravessar a ponte para chegar ao Uruguai, destacam-se a construção e montagem de um poço perfurado em um local que era constantemente afetado pela estiagem. O novo poço vai garantir uma fonte de água sustentável e diminuir a dependência de fontes superficiais, que são mais suscetíveis aos efeitos da seca.
A obra vai assegurar o abastecimento de aproximadamente 6,3 mil pessoas, trazendo assim mais conforto para a população local. Em Jaguarão, foram feitas reformas e pinturas no prédio do escritório de 400 metros quadrados da Corsan no município, com o objetivo de ampliar a integridade, durabilidade e funcionalidade das instalações.
Fronteira e pampa gaúcho
No oeste do estado, estão as regiões próximas à Argentina e ao Uruguai, lugares que valem a pena conhecer, como a tradicional Alegrete, a maior cidade desta regional da Corsan, com cerca de 78 mil habitantes. Ali está também São Borja, a mais antiga do Rio Grande do Sul, fundada em 1682 pelos jesuítas.
A paisagem natural e pastoril que ocupa a maior parte do estado, o pampa, com suas planícies que encantam o olhar, é outro destaque para quem viaja pela Região Sul do país. O relevo suave ondulado e a vegetação de gramíneas se estende também pelos países vizinhos. As maiores cidades da Regional Pampa da Corsan são Santiago e Rosário do Sul.
Na Fronteira Oeste e na Região do Pampa, foram entregues em 100 dias 23 obras, muitas delas aguardadas há tempos pela população. Foram substituídos mais de 7.000 metros de rede de água, instaladas 120 caixas de calçada, perfurados cinco novos poços artesianos e construídos dois reservatórios de grande porte na região.
Além disso, 11 unidades de saneamento passaram por melhorias e reformas nas estruturas físicas da Corsan. Ao todo, mais de 310 mil pessoas foram contempladas com os projetos. Em Alegrete, foram substituídos 3.000 metros de rede. O mesmo foi feito em Encruzilhada do Sul, onde 23 mil pessoas passaram a contar com 1.260 metros de novas redes.
Para ampliar os recursos hídricos, Nova Esperança do Sul ganhou dois novos poços artesianos, que atendem 100% da população. Maçambará teve o abastecimento fortalecido por um reservatório de material mais resistente, com capacidade para armazenar 100 mil litros de água.
Em Dom Pedrito, 36 mil pessoas contam com melhores serviços depois da instalação de novas redes de água e esgoto, reformas em reservatórios, reparos emergenciais, instalação de abrigos, construção e cercamento de poços e manutenções operacionais.