A implantação de 1,26 km de rede foi a primeira de expansão do sistema, executada pela Ambiental Ceará, empresa parceira da Cagece na universalização do esgotamento sanitário em São Gonçalo do Amarante.
Entregue em 4 de julho, a obra resultou na ativação de todo o sistema de esgoto em volta no entorno da Lagoa da Prejubaca, representando um passo importante para a despoluição daquele ambiente natural. O local é um importante ponto turístico da cidade.
Moradores beneficiados
A intervenção beneficiou diretamente cerca de 500 moradores do bairro Palestina, próximo da lagoa, que agora podem conectar os imóveis na rede de coleta de esgoto, destinando o material para ser tratado corretamente.
“Nossa primeira entrega de obra em São Gonçalo do Amarante tem um enorme valor ambiental e social para o município. Contribuir com a despoluição da Lagoa da Prejubaca a partir do esgotamento sanitário vai, certamente, incrementar o movimento na região”, afirma o diretor-executivo da Ambiental Ceará, Fernando Lima.
Importância de se conectarem à rede
Agora começa outra fase importante do trabalho: conscientizar os moradores da importância de conectarem seus imóveis à rede, passando a destinar o material gerado em casa para o tratamento correto.
Além da obra de expansão da rede de esgoto no município, a empresa realizou outras melhorias no sistema de esgotamento sanitário de São Gonçalo do Amarante desde que começou a operar na cidade, em setembro do ano passado.
Mais sobre a PPP de esgotamento sanitário
Universalizar o esgotamento sanitário é a premissa da Parceria Público-Privada (PPP) firmada entre a Cagece e a Ambiental Ceará. A empresa é responsável pela ampliação, operação e manutenção do sistema de esgotamento sanitário em 24 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, atendendo 4,3 milhões de cearenses. Ao todo, R$ 6,2 bilhões serão investidos em obras, levando esgotamento sanitário para 90% da população até o ano de 2033, e avançando para 95% em 2040.