A história da empresa para elas: colaboradoras falam dos 15 anos da Aegea

A história da empresa para elas: colaboradoras falam dos 15 anos da Aegea
Texto: Felipe Arguelho e Rosiney Bigattão

Celebrar a trajetória de uma empresa é mais do que comemorar o tempo. É reconhecer que cada etapa foi construída por pessoas que dedicam seu talento e sua energia para transformar o saneamento no Brasil. Mais do que infraestrutura, são valores e cuidados que se consolidam como parte da cultura da Companhia.

Por isso, ao completar 15 anos de atuação, a empresa celebra não apenas marcos operacionais e avanços tecnológicos, mas principalmente as pessoas que ajudaram a construir sua trajetória. Presente em 892 municípios, com mais de 23 mil colaboradores e mais de 38 milhões de pessoas atendidas, a Aegea consolidou-se como referência no setor de saneamento no Brasil, transformando realidades por meio do cuidado com as pessoas.

Cultura que vira prática: o exemplo da Águas Guariroba

Na Águas Guariroba, uma das primeiras concessionárias da Aegea, em Mato Grosso do Sul (veja foto acima do início da trajetória) histórias de colaboradores que acompanham essa jornada ajudam a contar como a cultura da empresa se traduziu em práticas que fazem diferença na vida das pessoas. É o caso do Programa Cuidar – Prestar Serviço Além da Conta, iniciativa que nasceu dentro da própria operação.

Um atendimento além da conta: o legado do Programa Cuidar

Conduzido atualmente pela gerente Comercial Suellen Alves, o programa reforça o compromisso de servir com empatia e excelência. O programa vai além da entrega do serviço de saneamento: ele busca garantir que cada atendimento seja também um gesto de respeito e valorização ao cliente.

“Esse momento é muito significativo. É algo que nasceu no meu coração, eu idealizei, apresentei e a diretoria acreditou. Hoje, conduzir esse movimento é, para mim, a contribuição mais valiosa da minha trajetória. Porque não se trata apenas de processos ou resultados, mas de uma mudança de comportamento”, conta.

A proposta é simples, mas poderosa: cada colaborador deve compreender o valor de servir o cliente com prazer, respeito e empatia. “O cliente não é um problema, ao contrário, é alguém que precisa de atenção. Ao terminar o serviço, não se pode deixar a frente da casa do cliente com barro, com sujeira. Com o programa, as equipes valorizam o cuidado de varrer, de lavar e entregar não só o serviço, mas um gesto de respeito. Isso é cultura, é legado”, explica a gerente.

Da técnica à liderança: trajetória marcada por confiança e aprendizado

Esse alinhamento entre cultura e prática se repete em diferentes áreas da operação. Valdirene Hilleshein, que trabalha há mais de duas décadas na unidade, começou como técnica de nível superior no Laboratório de Qualidade de Água. Ao longo dos anos, participou da expansão do fortalecimento da atuação técnica como base da confiança da população. Hoje, como supervisora do Laboratório de Efluentes, ela compartilha esse conhecimento com novas gerações de colaboradores.

Além da evolução profissional, Valdirene destaca o quanto a empresa contribuiu para sua formação e confiança: “A Aegea investe em tecnologia, capacitação e acredita nas pessoas. Receber essa confiança me enche de orgulho e de responsabilidade. É algo que me motiva todos os dias.”

Ao sintetizar a Cultura Aegea, Valdirene se enxerga como alguém em constante formação, que busca inspirar e influenciar colegas com empatia e comunicação assertiva. “Eu me vejo como uma formadora, como alguém que quer contribuir para que outros cresçam também. Para os próximos anos, espero ainda mais desenvolvimento e melhorias. Sinto que estamos só no começo de muitas coisas boas”, completou.

Legado que inspira: o futuro construído por muitas mãos

Em 15 anos, a Aegea construiu uma trajetória sólida, baseada em valores, inovação e compromisso social. Histórias como as de Suellen e Valdirene são parte de um mosaico maior: o de uma empresa que cresce olhando para o futuro, sem perder de vista o cuidado com as pessoas.