A trajetória da Aegea na voz de duas líderes com 15 anos de empresa

A trajetória da Aegea na voz de duas líderes com 15 anos de empresa
Texto: Felipe Arguelho e Rosiney Bigattão

Disciplina financeira, ética nos negócios e rigor no cumprimento dos contratos que reforça o compromisso em criar impactos consistentes e positivos para a sociedade são alguns dos destaques da trajetória da Aegea que a tornaram a empresa referência no setor.

Por trás de cada uma delas, há muito planejamento estratégico que se traduz em ações na rotina de trabalho nas mais diversas áreas e unidades da empresa. Tudo acontece por meio da atuação dos profissionais, que hoje somam mais de 22 mil colaboradores. Lucilaine Medeiros e Ana Paula Fernandes Achcar estão entre eles.

Transformação com propósito

Diretora-presidente das unidades da Aegea no Espírito Santo, Lucilaine Medeiros começou a atuar em saneamento em 2002, como secretária. Por meio da atuação da Aegea, viu de perto a transformação que o saneamento pode gerar.

“Nesses anos de atuação, o que mais me marcou foi ver a transformação real que a Companhia tem o dom de fazer na vida das pessoas. Já presenciei comunidades inteiras ganharem dignidade com acesso ao saneamento. Podemos perceber por indicadores sociais que quando a população tem água tratada e acesso ao esgotamento sanitário, ela tem uma melhora significativa em sua autoestima, pois além de deixar de estar sujeita a doenças de veiculação hídrica, ela passa a ter novas oportunidades, seja de trabalho, de renda e até mesmo de valorização do seu patrimônio, do seu imóvel”, conta.

Para ela, assim como para a Aegea, o saneamento vai muito além da infraestrutura.  “É cuidado com gente. E a maior lição que levo é que nosso trabalho tem o poder de reduzir desigualdades e, mais que tudo, promover inclusão”, resume. “Nós, da Aegea, somos movidos pela vontade de adicionar valor nos quatro cantos do país”.

Resiliência: um dos principais aprendizados

Com formação jurídica e passagem por praticamente todas as unidades da Aegea, Lucilaine trilhou uma trajetória marcada por desafios e conquistas. Da atuação técnica à liderança executiva, ela destaca a resiliência como o principal aprendizado.

“Saber o momento de agir e o de esperar é estratégico. A Aegea nos forma para sermos profissionais completos, capazes de atuar em todas as frentes, focando na melhoria contínua para que a gente possa realmente entregar o melhor serviço para a população, visando a universalização com serviços de qualidade, eficiência e regularidade”, afirma.

Modelo Operacional Aegea na prática

Esse aprendizado profissional individual se replica em novas unidades por meio do Modelo Operacional Aegea. Ao longo dos 15 anos da Aegea, Lucilaine apoiava os vice-presidentes nas regionais, especialmente com apoio à regulação dos contratos, com interface em praticamente todas as unidades.

“Quando a Aegea chega em uma nova localidade, busca entender as necessidades daquela população e as peculiaridades daquela operação. Quantas pessoas estão fora do sistema e porquê? Esse questionamento, às vezes, passa pela questão da tarifa. Em Manaus, por exemplo, percebemos que parte da população não teria condições de pagar a Tarifa Social. A Aegea desenvolveu então um projeto, apresentou para o poder concedente, para o agente regulador e foi criada a Tarifa 10, por meio da qual a população paga R$ 10 reais para ter acesso aos serviços”, contextualiza.

Construindo a empresa desde o início

A história de Ana Paula Fernandes Achcar com a Aegea começa antes mesmo da criação da empresa. Ingressou no Grupo Equipav em 2008 e, em 2010, fez parte da fundação da companhia que viria a se tornar uma das referências do saneamento no Brasil.

Atual gerente de Seguros e Sinistros, ingressou no grupo Equipav em 2008. Dois anos depois, o grupo que se dedicava principalmente às rodovias, criou a Aegea, com foco em saneamento.

“Foi uma virada de chave. A empresa já atuava em infraestrutura, mas passou a atuar em um setor completamente novo, que exigia um grande aporte de recursos para os investimentos. De lá para cá, é um crescimento fora do comum.  O que me marcou durante estes 15 anos foi a visão de futuro que os controladores, juntamente com a alta direção tiveram, virando a chave, com vontade de crescer, mesmo diante de tantos desafios. Eu pude ver de perto esta mudança e o respeito que sempre tiveram pelos colaboradores”, destaca Ana Paula.

Ela lembra da visão dos sócios e da administração ao decidir focar exclusivamente no saneamento e transformar duas companhias em um grupo de atuação nacional. “O setor privado de saneamento cresceu nos últimos anos e a Aegea contribuiu para o crescimento. O modelo construído pela empresa abriu portas e impulsionou as licitações em todo o Brasil”.

Ana Paula passou por diferentes funções na área financeira, sempre acompanhando a evolução da empresa. Já atuou nas áreas de tesouraria, contas a pagar e receber, operações financeiras e hoje lidera o setor de seguros. “Vejo o crescimento em todas as frentes. A estruturação da empresa, o trabalho integrado entre áreas como compliance e auditoria, tudo isso reflete uma organização madura e preparada para seguir crescendo”.

Com orgulho de fazer parte dessa construção desde o início, ela deixa seu desejo para o futuro da companhia: “Que a Aegea continue crescendo, levando dignidade para mais famílias, tratando o esgoto, levando água para as casas. Que continue fazendo do saneamento uma prioridade para o país — e que eu possa continuar contribuindo com esse propósito”.

Cultura que conecta e transforma

Tanto Lucilaine quanto Ana Paula ressaltam a força da cultura da Aegea. “Somos eternamente insatisfeitos — no melhor sentido. Sempre buscando melhorar, inovar, atender com mais eficiência, adaptando o modelo operacional às realidades locais. Isso é o DNA Aegea”, afirma Lucilaine. Com mais de 860 municípios e mais de 38 milhões de pessoas atendidas, a Aegea celebra seus 15 anos reafirmando o compromisso com um saneamento eficiente, inclusivo e humano. Histórias como as de Lucilaine e Ana Paula mostram que o crescimento da empresa se reflete na vida de quem faz e de quem recebe o serviço. “Quando a gente faz, a vida acontece”, conclui Lucilaine — um lema que define bem a jornada dessas duas mulheres e da Aegea.