Ações da Aegea em MT para aumentar a produção de água

Sinop, Sorriso e Peixoto de Azevedo são três cidades do Mato Grosso que recebem investimentos nos sistemas de abastecimento para aumentar a produção de água e garantir água tratada para os moradores durante a estiagem – uma das piores já enfrentadas pelo estado nos últimos anos.

Ampliação da rede em Sinop

Em Sinop, a concessionária da Aegea trabalha para garantir o abastecimento mesmo se a falta de chuva e as altas temperaturas continuarem. O plano de enfrentamento à crise hídrica elaborado pela Águas de Sinop no ano passado inclui a extensão de rede, a perfuração de novos poços e melhorias no sistema. As obras de ampliação da rede de água vão beneficiar 48 bairros, aumentando a oferta de água tratada para mais de 7.000 famílias. Uma nova adutora, com mais de 320 metros, foi implantada para atender a outros 13 bairros da cidade.

Melhorias para enfrentar a estiagem em Sorriso

Mais de 25 mil pessoas passam a ter acesso à água tratada com as obras da Águas de Sorriso. Três novos poços tubulares profundos foram perfurados, estruturas com aproximadamente 200 metros de profundidade, que vai garantir regularidade no abastecimento. Um investimento de R$ 500 mil para beneficiar 100% da área urbana.

“A estiagem em 2020 foi bastante severa, por isso estamos entregando mais dois novos poços para a comunidade e reforçar o abastecimento no município”, afirma o coordenador da Águas de Sorriso, Lucas Alves. Os três poços vão ampliar a capacidade de abastecimento em 300 mil litros de água por hora.

Mais 40% de água em Peixoto de Azevedo

Os novos equipamentos para a ampliação do abastecimento de água tratada em Peixoto de Azevedo chegaram à cidade chamando a atenção dos moradores. A Estação de Tratamento de Água Peixoto, que tem uma estrutura eficiente e moderna, vai ter a capacidade de produção de água aumentada em 40%. O novo filtro e um decantador – equipamentos que garantem a remoção das impurezas presentes na água por meio da ação da gravidade em tanques – já entraram em operação. Com a ampliação, a oferta de água passou de 180 para 300 m³/h de água.