Em 2025, a Aegea completa 15 anos de história. Um marco importante para qualquer empresa, mas que, no nosso caso, tem um significado muito maior: são 15 anos levando saneamento a milhões de brasileiros, conectando pessoas a um direito essencial, mas que ainda não é uma realidade para todos.
Começamos lá em 2010, com operações em apenas seis municípios. Hoje, estamos presentes em mais de 860 cidades, de Norte a Sul do Brasil, em diversos biomas, levando água de qualidade e esgoto tratado a mais de 38 milhões de pessoas, cerca de 15% da população brasileira. Mais que números, o caminho que trilhamos ao longo desses anos, crescendo de forma sustentável, representa milhões de histórias que se movimentam com a chegada do saneamento. Representa, ainda, a nossa busca constante por eficiência e performance, com soluções inovadoras que visam gerar impacto social e ambiental de modo eficiente e ético, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.
Pará e COP30: saneamento como solução climática
O Brasil é feito de muitos Brasis, e são nesses diferentes territórios que a Aegea aprendeu a ouvir, a respeitar e a construir soluções que fazem sentido para cada realidade. Entre eles, o Pará ocupa um lugar simbólico, não apenas pelos desafios históricos de acesso ao saneamento, mas também por ser palco de um momento decisivo para o futuro ambiental do planeta: a COP30, que acontecerá no Estado em novembro.
Sabemos o quanto o saneamento precisa fazer parte dessa conversa. As mudanças climáticas impactam ainda mais quem já vive em situação de vulnerabilidade, e o saneamento é uma das frentes mais eficazes para promover justiça climática, saúde e qualidade de vida.
É nesse contexto que, em 2025, assumimos uma nova e relevante missão, com a conquista da licitação para operar os serviços de água e esgoto em 99 municípios paraenses, incluindo a capital, Belém – um compromisso de longo prazo para atendimento a mais de 4 milhões de pessoas.
Temos experiência consolidada no Estado, a exemplo do município de Barcarena, integrante da Região Metropolitana de Belém, onde os serviços de saneamento serão universalizados até novembro, antecipando em quase 10 anos os investimentos previstos. No ano em que o Pará sediará a COP30, Barcarena será a primeira cidade do Estado a contar com água e esgoto tratados para toda sua população. São ações e resultados que demonstram, na prática, o potencial de transformação que o saneamento promove e que é possível diminuir o déficit de saneamento no nosso país.
Inclusão social: Tarifa Social e Tarifa 10
Em Manaus, alcançamos a universalização dos serviços de água em 2021, o que foi possível graças a todos os esforços empregados para chegar às regiões vulneráveis, como becos, palafitas e rip-raps.
Resultados como estes só são possíveis porque temos a convicção de que inclusão social é parte inegociável da nossa missão. Hoje, mais de 2 milhões de pessoas são atendidas por programas como a Tarifa Social e a Tarifa 10, instrumentos financeiros que garantem que a conta de água e esgoto caiba no orçamento das famílias mais vulneráveis, tornando os serviços mais acessíveis.
Como parte do nosso compromisso com soluções sustentáveis e integradas, expandimos nossa atuação criando serviços alternativos que complementam nossa expertise em saneamento. Estruturamos a Apura, unidade de negócios que desenvolve soluções para a indústria, com destaque na produção de água de reuso, e que representa um passo importante do ciclo do saneamento, com foco na economia circular. Ao transformar o que antes era esgoto tratado em água reciclada para a indústria, abrimos novas possibilidades de uso inteligente dos recursos hídricos, contribuindo para a preservação de recursos naturais, aliviando a pressão sobre os mananciais e aumentando a disponibilidade hídrica para a população.
Compromisso com o futuro do Brasil
Também passamos a atuar em mais uma frente do saneamento com a gestão dos resíduos sólidos urbanos em nove cidades da região do Cariri, no Ceará, reforçando o nosso compromisso com a sustentabilidade e com ações que geram impacto positivo para a população, principalmente a mais vulnerável, e para o meio ambiente.
Todos os avanços que temos promovido nos territórios onde atuamos demonstram o quão estamos comprometidos com a universalização dos serviços, em linha com as metas do Novo Marco Legal do Saneamento.
Temos orgulho do caminho percorrido até aqui ao longo desses 15 anos, e seguimos empenhados em levar saneamento onde ainda falta, com soluções que respeitem cada realidade, com responsabilidade e sempre com o olhar voltado para quem mais precisa. Essa é, e continuará sendo, a essência do nosso trabalho.