Aegea é certificada por compromisso com a equidade racial

Aegea é certificada por compromisso com a equidade racial
Texto: Maria Teresa Wassermann e Rosiney Bigattão

A Aegea recebeu, em 24 de novembro, a Certificação do IEER – Índice de ESG de Equidade Racial, concedida pelo Pacto de Promoção da Equidade Racial.

O IEER é uma metodologia que avalia, de forma técnica e comparável, o comprometimento das empresas com a equidade racial, analisando dados demográficos, políticas internas e práticas de gestão para medir o equilíbrio racial dentro das organizações.

Reconhecimento nacional reforça trajetória de compromisso

A certificação foi entregue à coordenadora corporativa do Programa Respeito Dá o Tom, Keilla Martins, durante a 4ª Conferência Empresarial ESG Racial, realizada no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, e consolida o trabalho consistente da companhia na promoção da diversidade e inclusão.

O evento reuniu especialistas, lideranças empresariais e representantes da sociedade civil em painéis, rodas de conversa e palestras. A análise técnica foi conduzida pela Certificadora Ser Antirracista, com base em dados demográficos e resultados concretos das iniciativas promovidas pela Aegea.

Representatividade que reflete a realidade do país

“O Respeito Dá o Tom nasceu com o intuito de espelhar as comunidades que atendemos dentro da companhia. Hoje, com 24 mil colaboradores em quase 900 municípios, representamos a pluralidade dos diferentes Brasis, e isso é motivo de orgulho. Essa certificação representa ter vencido um desafio que tínhamos de avançar com esse tema, tão importante para a companhia”, destacou Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea.

Com oito anos de trajetória, o Respeito Dá o Tom se consolidou como política de equidade racial da Aegea, abrangendo ações afirmativas, letramento racial e sensibilização em todas as unidades. “A Aegea vem contribuindo com esse aumento da liderança negra não só dentro da companhia, mas também nos territórios onde atuamos”, afirmou Keilla Martins.

Resultados que se traduzem em impacto real

Paula Batista, fundadora da Certificadora Ser Antirracista, reforçou a solidez das evidências que embasaram o reconhecimento: “A gente consegue ver, por meio dos números analisados, que o Respeito Dá o Tom tem todo um trabalho realizado por meio do Instituto Aegea, dos Comitês Regionais em cada unidade, que tem feito a diferença para que a empresa seja uma empresa que mostre nos números, em sua caminhada, o compromisso com a equidade racial”.

Saneamento como fator de justiça social

Durante o evento, a gerente do Instituto Aegea, Marina Rodrigues, destacou como a atuação da empresa também contribui para a justiça ambiental: “A Aegea atua com um serviço fundamental, de acesso à água tratada e aos serviços de esgoto coletado e tratado. Quando falamos em justiça ambiental, em racismo ambiental, o acesso ao saneamento é fundamental para a redução dessas desigualdades”.

Um mês de conquistas, um compromisso permanente

A certificação do IEER encerra novembro, quando se celebra a Consciência Negra, com um marco simbólico para a empresa referência no setor de saneamento no Brasil. Mais que um reconhecimento, é um estímulo para seguir avançando na construção de um ambiente corporativo mais justo, inclusivo e representativo.

Leia a seguir como foi o Mês da Consciência Negra na Aegea.