Águas de Manaus e Unicef buscam soluções para o saneamento

Águas de Manaus e Unicef buscam soluções para o saneamento

Em uma parceria inédita, a Águas de Manaus (AM) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef)  estão promovendo um evento para a criação de soluções para o saneamento na capital amazonense. 

É a imersão “Ajurí das Juventudes” (Youth Challenge), maratona que tem o  formato de hackathon, um evento que reúne pessoas para desenvolverem projetos em busca de determinadas soluções. 

O nome “Ajurí” foi escolhido por ser um costume de solidariedade e trabalho dos povos da Amazônia. A ideia é expandir esta tradição em mutirão, para ampliar o acesso justo à água e ao saneamento por meio da inovação.

Maratona com a participação de 90 jovens

O evento é voltado para adolescentes e jovens, com idades entre 16 e 24 anos. As inscrições foram encerradas em 14 de novembro. Serão selecionados 90 participantes, moradores de Manaus. 

Eles serão divididos em times na maratona, que inicia no dia 18 de novembro, com ações simultâneas nos locais onde moram, e segue com mais de 24 horas de capacitação no Casarão da Inovação Cassina, no Centro da capital amazonense, entre os dias 19 e 20 de novembro. 

No dia 18 de novembro, cada grupo de 30 adolescentes e jovens fará uma imersão em uma das áreas selecionadas. Os projetos abarcarão três tipos de comunidades: uma de terra firme, uma de palafitas e uma flutuante. 

Os participantes deverão apresentar propostas de soluções voltadas às realidades das suas respectivas comunidades visitadas, levando em conta o tema das mudanças climáticas. 

Um Milhão de Oportunidades

Ao fim da imersão, três projetos serão escolhidos por uma comissão formada por representantes da Águas de Manaus, Unicef, Fundação Rede Amazônica e outras entidades parceiras. O anúncio dos vencedores será no dia 22 de novembro, no Teatro Amazonas. 

“É uma jornada de inovação fundamental para o Unicef. Temos hoje a maior geração de jovens da nossa história: eles compõem 24% de nossa população atual e 100% de nosso futuro”, salienta Felipe Gonzalez, oficial de Programas do Unicef para a iniciativa Generation Unlimited1MiO

A iniciativa Um Milhão de Oportunidades (1MiO) é a maior articulação do Brasil pela inclusão produtiva de adolescentes e jovens no mundo do trabalho decente. Liderada pelo Unicef, reúne mais de 2.000 parceiros, entre eles a Aegea. 

Voz para a juventude no debate do acesso à água

Para o oficial do Unicef para a 1MiO, é essencial abrir espaço para que a juventude possa ter voz no debate sobre as conexões entre a democratização do acesso à água e ao saneamento de uma forma geral.

“Só assim conseguiremos enfrentar as mudanças climáticas com a participação ativa de adolescentes e jovens, principalmente a juventude Amazônica”, diz Gonzalez.

Diálogo com as novas gerações

“A troca de conhecimento com as novas gerações é importantíssima para que possamos entender, junto a eles, como dialogar com as diferentes comunidades de Manaus. Temos projetos voltados para isso e estamos animados para ouvir esses jovens e saber o que eles têm em mente para o futuro da cidade”, destacou o diretor-presidente da Águas de Manaus, Thiago Terada. 

“A pauta de mudanças climáticas é urgente e esse evento consolida uma série de ações que estão acontecendo, desde o nível municipal, com as atividades de mudanças climáticas nos Núcleos de Cidadania dos Adolescentes (Nucas), até o internacional, com a participação estratégica e significativa de jovens na COP 27”, esclarece Rayanne França, oficial de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes do Unicef Brasil. 

Mais sobre a imersão

A imersão tem como objetivo promover o desenvolvimento de competências e habilidades para preparar os jovens para uma transição positiva para a economia verde. Com foco em capacitar adolescentes e jovens sobre os desafios relacionados aos temas abordados, conectá-los a empregos na economia verde, apoiar empreendedores sociais e ampliar o repertório dos participantes sobre as questões climáticas, biodiversidade e meios de subsistência sustentáveis.

Pular para o conteúdo