Pensando em apoiar os pequenos negócios que movimentam a economia local, a Águas de Timon, unidade da Aegea no Maranhão, lançou a Tarifa Pequeno Comércio. A iniciativa alia economia, inclusão e incentivo à regularização dos serviços de água e esgoto no município.
O benefício é voltado para estabelecimentos comerciais de pequeno porte com baixo consumo de água e que não utilizam o recurso como atividade principal, como mercearias, papelarias e pequenos pontos de venda.
Mais economia para os microempreendedores
A nova tarifa garante mais economia para os microempreendedores, com um valor até 25% menor que a tarifa comercial comum, igualando-se ao valor praticado para clientes residenciais com consumo de até 10 m³.
O objetivo é tornar a cobrança mais justa, acessível e adequada à realidade financeira dos microempreendedores, sem abrir mão da sustentabilidade dos serviços.
“Queremos fomentar o desenvolvimento econômico local, reduzir o risco de inadimplência e ampliar o número de clientes regulares. A Tarifa Pequeno Comércio representa mais do que economia: é uma forma de garantir acesso ao serviço formal”, afirma Carolina Serafim, diretora-presidente da Águas de Timon.
Equidade tarifária e fortalecimento dos vínculos
A proposta da concessionária é adequar a cobrança à realidade financeira dos microempreendedores, fortalecendo a relação com os clientes comerciais e estimulando o consumo consciente.
“Estamos trabalhando para facilitar o acesso à tarifa, que demonstra sensibilidade à realidade socioeconômica da cidade. Essa é uma iniciativa que vai além da prestação de um serviço essencial, é um compromisso com a equidade e a inclusão no acesso à água e ao esgotamento sanitário”, completa Sheeron Bezerra, gerente de Serviços da Águas de Timon.
A medida está em vigor e representa mais um passo da unidade da Aegea para avançar em equidade tarifária, atendendo diferentes perfis de usuários com soluções sob medida. Além disso, a concessionária realiza a atualização contínua dos cadastros comerciais e, ao identificar perfis aptos, realiza a inclusão automática no novo modelo tarifário.
Quem pode solicitar a Tarifa Pequeno Comércio?
- Estabelecimentos com até dois pontos de utilização de água;
- Atividades que não utilizam água como insumo principal (ex: mercearias, papelarias);
- Imóveis sem fontes alternativas de abastecimento (ex: poços);
- Consumo mensal de até 10 m³.