Operação plena traz 100 obras

Águas Rio

“Determinação, muito trabalho, fé e foco, mudar a vida de quem ainda não tem água potável nas torneiras”. As palavras do diretor-presidente da Águas do Rio, Alexandre Bianchini, mostram a forte mobilização que marcou o primeiro de novembro, data em que a empresa assumiu a operação plena.

Assim como o presidente, quase quatro mil pessoas que integram a equipe da Águas do Rio começaram o dia com o propósito de construir um futuro mais sustentável por meio dos serviços de água e esgoto sanitário em 27 municípios fluminenses, incluindo 124 bairros da capital.

Vem com a Gente

Para marcar o início das atividades, o governador Cláudio Castro e Alexandre Bianchini acompanharam o lançamento do programa Vem com a Gente na Mangueira e na Barreira do Vasco. O programa vai percorrer as ruas do bairro para o atendimento itinerante e ampliar o acesso às redes instaladas.

Também foi iniciada a recuperação da Estação Elevatória de Esgoto Parafuso, localizada na praia de Copacabana. “A antecipação da operação plena permite que as pessoas já comecem a ser beneficiadas, com o início das obras, para trazer mais qualidade de vida para a população”, disse o governador.

100 obras em 27 municípios do estado do Rio de Janeiro

Foi elaborado um cronograma inicial para executar em torno de 100 obras e a previsão é que grande parte seja concluída nos primeiros quatro meses. A Águas do Rio priorizou as ações mais rápidas para gerar melhorias efetivas para a população, além da recuperação de estruturas.

As intervenções para melhorar o saneamento começaram em praticamente toda a área de concessão da Águas do Rio, vencedora dos blocos 1 e 4 do leilão da Cedae. A companhia estadual está encarregada do tratamento da água que será distribuída para a maioria das cidades da Região Metropolitana.

Investimentos de R$ 24,4 bilhões

A mobilização faz parte do investimento de R$ 24,4 bilhões para universalizar o acesso a água e ao serviço de coleta e tratamento de esgoto, a realização de projetos socioambientais, a geração de emprego e renda com a contratação de profissionais, entre outros.

O compromisso da concessionária está também na valorização da mão de obra local, especialmente moradores das comunidades. Dois mil funcionários diretos e mais de 1.800 indiretos já foram integrados. O objetivo é o de preencher 5 mil vagas diretas e uma estimativa de 15 mil indiretas.

Esperança para a comunidade

Para Fátima Gomes, moradora da Mangueira, a chegada da Águas do Rio traz esperança para a comunidade. “Temos muitas casas aqui que o esgoto e a água praticamente se misturam, colocando a saúde da gente em risco. Sabemos que as obras trarão um pouco de transtorno no dia a dia, mas vai valer a pena, porque finalmente vão olhar para as comunidades”, comemorou.

Pular para o conteúdo