+Águas: projeto amplia e moderniza sistema de água

mais águas

Em apenas uma década, a população de Manaus aumentou em 25%, ultrapassando 2,2 milhões de habitantes. O crescimento acelerado traz também um grande desafio de infraestrutura e o saneamento é um deles. Muitos moradores não têm acesso às redes de água e esgoto tratados.

Seja em novas localidades ou em ruas de bairros antigos, a Águas de Manaus está atenta e preparada para atender a população. Sendo assim, lançou um grande projeto de ampliação e modernização do sistema de abastecimento: o +Águas. Ao realizar melhorias, o saneamento e toda a cidade ganham.

O projeto +Águas

Com o projeto, a concessionária investirá mais de R$ 105,6 milhões para ampliar o atendimento com água tratada regular e de qualidade aos moradores de todas as zonas da capital. Serão implantados 260 km de novas redes, com benefício direto para 116 mil manauaras.

Regiões em situação de vulnerabilidade têm recebido atenção especial. A água tratada e regular chega, pela primeira vez, para pessoas que antes não recebiam o serviço. Além disso, os moradores passam a contar com comprovante de residência, o que facilita o acesso a benefícios sociais.

Mais modernização, menos perdas

O projeto prevê a implantação de equipamentos para monitoramento da distribuição de água, controle de qualidade e gestão energética, bem como na redução de perdas. A cidade foi dividida em 208 distritos de medição e controle. Eles vão receber monitoramento e válvulas reguladoras de pressão.

O Centro de Controle Operacional (CCO), que gerencia o sistema a distância em tempo integral, contará com o monitoramento de mais 50 poços, 121 setores hidráulicos, 33 estações de tratamento de esgoto e 71 elevatórias de esgoto.

Inteligência artificial

A Águas de Manaus trabalha na implantação de inteligência artificial na gestão do saneamento. O modelo operacional é automático e adota algoritmos e machine learning (aprendizado de máquina) para antever situações críticas de abastecimento, otimizando a distribuição de água e a redução de perdas.

A plataforma correlaciona indicadores operacionais, como vazão, pressão e níveis de reservatórios, gerando padrões baseados no histórico dos dados, tornando as decisões mais assertivas. Leia mais sobre o assunto na Revista Aegea.

Pular para o conteúdo