A abordagem centrada no cliente é uma das prioridades das unidades da Aegea, que realizam visitas porta a porta nas cidades onde atuam para explicar detalhes sobre obras e serviços, além de mapear casos de vulnerabilidade social.
Com essa iniciativa, a Companhia demonstra seu compromisso em atender às necessidades dos clientes, ouvir suas demandas e oferecer uma experiência personalizada. Ao priorizar o foco no cliente, a Aegea busca não apenas melhorar a satisfação, mas também fortalecer a confiança e a lealdade da comunidade.

O exemplo da Águas do Rio
Colocar o cliente no centro das decisões é mais do que uma diretriz estratégica — é um compromisso com a transformação social e a melhoria da qualidade de vida. Pensando nisso, a Águas do Rio iniciou uma ação de atendimento porta a porta em Miracema, no noroeste fluminense, com o objetivo de informar, ouvir e acolher os moradores diante de uma obra que promete mudar a realidade do saneamento básico na cidade.
Colaboradores da concessionária estão visitando mais de 2.700 imóveis para explicar cada etapa do novo sistema de esgoto. A iniciativa vai além da comunicação técnica: busca entender as demandas da comunidade e mapear situações de vulnerabilidade social, reforçando o papel da empresa como agente de inclusão e desenvolvimento.

Moradores aprovam a iniciativa
“Obras sempre causam algum transtorno, mas, quando somos informados com antecedência, conseguimos nos preparar. A equipe foi muito educada e explicou tudo com clareza”, afirmou o comerciante Saulo Machado, que há seis anos mantém uma lanchonete no centro da cidade.
O objetivo é estreitar o relacionamento com os moradores e garantir que todos compreendam os benefícios do acesso ao saneamento. “Queremos levar informação de forma acolhedora, com visitas presenciais e carro de som. Essa obra vai dar o destino correto ao esgoto, trazendo mais saúde e qualidade de vida. Estamos prontos para ouvir e buscar soluções personalizadas para cada caso”, diz Malcom Bispo, diretor-executivo da Águas do Rio.
Durante as visitas, também estão sendo realizados atendimentos, como pedidos de novas ligações de água e inclusão na Tarifa Social — benefício que concede desconto na conta de água e esgoto para famílias de baixa renda inscritas em programas sociais do governo.


