Boas notícias em relação à água das unidades da Aegea

Boas notícias em relação à água das unidades da Aegea

O Dia Mundial da Água é o início de uma extensa programação para celebrar a data que acontece em praticamente todas as unidades da Aegea. Entre os motivos para as celebrações, estão conquistas importantes feitas pelas concessionárias.

Ampliação dos serviços

Na Região dos Lagos (RJ), além das atividades educativas, a Prolagos retoma a ampliação da rede de abastecimento para os distritos de Arraial do Cabo. Serão implantados cerca de três quilômetros de adutora e dezessete quilômetros de rede de distribuição. Obras estão sendo realizadas também para ampliar a rede de esgoto.

Piracicaba ocupa 6º lugar em ranking de saneamento

Piracicaba mais uma vez é destaque no relatório, que faz uma análise dos indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano de 2021, publicado pelo Ministério das Cidades. Entre os investimentos feitos pela Mirante para a conquista estão a ETE Bela Vista, principal marco para a universalização dos serviços; implantação de interceptores e coletores às margens do Rio Piracicaba; e ampliação das ETEs Piracicamirim e Capim Fino.

Outro desafio vencido foi a destinação do lodo proveniente do processo,  por meio de uma solução ecologicamente sustentável – a implantação do sistema de secagem solar. O volume do lodo gerado nas estações de tratamento de esgoto foi reduzido e o projeto de economia circular feito em parceria foi premiado. Com a universalização, houve redução de 94% das doenças diarreicas no município, que estão relacionadas à falta de saneamento.

Campo Grande sobe no ranking com investimentos da Águas Guariroba

Campo Grande avançou duas posições no Ranking Nacional de Saneamento de 2023, divulgado pelo Instituto Trata Brasil (leia mais em Pesquisas e Publicações). A capital, subiu para a 26ª, resultado das ações em saneamento realizadas pela Águas Guariroba. É o segundo ano consecutivo que Campo Grande avança. 

Entre os principais investimentos estão melhorias no sistema e a ampliação e revitalização das redes de coleta de esgoto e de abastecimento de água. Além disso, o sólido programa de redução de perdas de água coloca a cidade como uma das capitais do Brasil com o menor índice de perdas: 19,74%, enquanto a média nacional é de 36,51%.

Manaus é capital do Norte com mais investimentos no setor

Nos últimos cinco anos, Manaus foi a capital que mais investiu em saneamento no Norte e está entre as sete maiores cidades em volumes de investimentos no período, superando R$ 1 bilhão em recursos aplicados no setor. Com isso, avançou 15 posições no Ranking do Instituto Trata Brasil.

Água e esgoto tratados também em áreas vulneráveis

Desde o início das operações, Manaus saiu da colocação 98 para a atual 83. No ranking, a cidade está entre as capitais com maior avanço na cobertura de água. Universalizado, o serviço chega a regiões vulneráveis, como becos, palafitas e rip-raps, que têm acesso à água tratada pela primeira vez. 

A cobertura dos serviços de esgoto cresceu 40% nos últimos anos, chegando atualmente a 26% da capital. A coleta e o tratamento do esgoto também chegam às áreas vulneráveis, com um projeto inédito no país em uma comunidade de palafitas, o Beco Nonato, localizado no bairro Cachoeirinha.

Redução de doenças na capital do Amazonas

Outro dado significativo com os investimentos é a redução de doenças de veiculação hídrica (causadas principalmente por contato com água contaminada), como diarreias, hepatite A e leptospirose nos últimos anos. 

Segundo dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), em 2022 foram registrados 82,4% de queda em casos de hepatite A na capital amazonense. O número de pacientes com leptospirose também diminuiu nos últimos anos, com redução de 25,6%. 

As ocorrências de diarreia aguda, uma das principais doenças causadas pela ingestão de água contaminada, caíram em mais de dois mil casos no período. Os dados coincidem com os investimentos realizados na expansão do serviço de água tratada no mesmo período. 

Para avançar ainda mais

Empresas e instituições se reúnem para discutir a importância da água para a sobrevivência humana com programação especial do HUB ODS Amazonas.  O evento Cuidando da Vida, Cuidando do Planeta é resultado de uma parceria da concessionária com o Movimento +Água, iniciativa do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil para a aceleração da universalização do saneamento e segurança hídrica no país.

O HUB ODS da Rede Brasil do Pacto Global tem como objetivo engajar as empresas e organizações dos estados e municípios brasileiros com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), no Amazonas. Também participaram do evento empresas como Instituto Soka, Honda, além de Secretarias Municipais de Educação (Ocas do Conhecimento) e de Saúde (Vigilância Sanitária), Unicef e Fiocruz.

É a primeira iniciativa com esse modelo no mundo. Com isso, a Rede Brasil do Pacto Global busca ampliar e regionalizar o trabalho, entendendo melhor as necessidades de cada parte do País, que atualmente é a segunda maior rede do mundo.

Mais sobre o Dia Mundial da Água

Desde 1993, no dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água. A data foi instituída pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, que ocorreu no Rio de Janeiro em dezembro de 1992. O intuito é chamar a atenção da população mundial sobre a importância da água.

É uma forma de promover a conscientização, por meio de publicação e da difusão de documentários e publicações, além de organizar conferências, seminários, exposições e mesas-redondas relacionadas à conservação e ao desenvolvimento dos recursos hídricos, bem como a importância da água para a sobrevivência humana e para manutenção da saúde.

Pular para o conteúdo