Círio de Nazaré renova a fé e a esperança dos paraenses

Círio de Nazaré renova a fé e a esperança dos paraenses

Entre lágrimas, promessas e passos firmes de fé, o povo paraense, mais uma vez, se reuniu para viver um dos maiores momentos de demonstração de devoção à Nossa Senhora de Nazaré. Nos dias 11 e 12 de outubro, durante a Trasladação e o Círio, a Águas do Pará também foi às ruas, levando ações de alívio do calor para os romeiros.

Em pontos estratégicos do percurso, ao longo das avenidas Presidente Vargas e Nazaré, corredor por onde passam as duas principais romarias, promotores da concessionária utilizaram equipamentos de vaporização para refrescar os fiéis em meio ao calor das romarias.

Ação ameniza o calor durante a romaria

Entre os participantes da Trasladação estava o enfermeiro Yan Carlos, que todos os anos participa da romaria para cumprir a sua promessa por conseguir ingressar no mercado de trabalho e pelo nascimento de sua sobrinha. “Eu sempre vim na corda para agradecer. Tenho mais a agradecer do que pedir”, afirma.

Para ele, a ação de vaporização ajuda a diminuir o calor e a concluir o trajeto das procissões. “Toda ação ajuda a manter nossa fé e essa água incentiva a tirar todo o pensamento negativo e chegar no objetivo, que é a Igreja da Sé”, completou.

Fitinhas que representam a energia e a esperança que movem os paraenses

Para o motorista Charles Almeida, que participou da principal procissão do Círio de Nazaré, no domingo, este momento é de renovação da fé. “O Círio ajuda todos os paraenses a, junto com Nossa Senhora de Nazaré, ter forças para o dia a dia. Não é à toa que é o nosso Natal”, disse.

Charles também aprovou as atividades desenvolvidas para amenizar o calor das romarias. “Eu gostei muito dessa novidade. A gente pega muito sol em todo o percurso e isso, sem dúvidas, ajuda a refrescar”, destacou. A ação da concessionária também envolveu a distribuição de 10 mil fitinhas coloridas e ventarolas. Em cada uma delas, um pouco da energia e da esperança que movem os paraenses no Círio.

Assim como a fé, a água também percorre caminhos silenciosos, mas cheios de força. “O Círio é uma expressão viva da identidade do povo paraense e, para nós, da Águas do Pará, é uma honra poder contribuir com um gesto de cuidado e acolhimento aos romeiros. A água tem um papel essencial nesse contexto: ela simboliza pureza, força e renovação — valores que também inspiram o nosso trabalho todos os dias”, destaca André Facó, diretor-presidente da Águas do Pará.

Mais sobre o Círio de Nazaré

O Círio de Nazaré é a maior manifestação de fé e cultura do povo paraense, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Iphan e declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. A edição de 2025 foi a de número 233 e a romaria principal, no segundo domingo de outubro, reuniu cerca de 2,5 milhões de pessoas.