O avanço do saneamento básico no Ceará em 2025 não se mede apenas por obras de infraestrutura, mas também pelo trabalho constante de conscientização junto à população. Em Horizonte, a Ambiental Ceará e a prefeitura do município vêm promovendo ações educativas que orientam moradores a se conectarem à rede de esgoto já disponível.
Uma das iniciativas é a blitz Caminhando com a Ambiental, que percorre diversos bairros com visitas porta a porta, distribuindo informações sobre a importância da ligação domiciliar. Mais de 9 mil imóveis já estão aptos a se conectar ao sistema de esgotamento sanitário, contribuindo diretamente para a saúde pública, a preservação ambiental e a valorização dos imóveis.

Quiz do Saneamento Básico
Durante as visitas, moradores participam de atividades interativas, como o Quiz do Saneamento Básico, e recebem orientações técnicas e materiais informativos. A ação também estimula a substituição de fossas rudimentares, que contaminam o solo e geram riscos à saúde.
“É um avanço grande para nossa população. A fossa contamina o solo e temos que cuidar para tratar o esgoto corretamente, por uma questão de saúde mesmo”, destacou o morador Jonatas Lima. Já dona Francielda Lima reforçou a urgência da conexão: “Quero logo é ter esse serviço.”

Mais da metade da população com acesso às redes
A blitz educativa já foi realizada em outros municípios da área de atuação da Ambiental Ceará, como Fortaleza, Itaitinga e Barbalha, reforçando o compromisso com a universalização do esgotamento sanitário.
Em Horizonte, a rede coletora já cobre cerca de 54% da cidade, e a adesão dos moradores ao sistema é essencial para que o volume de esgoto coletado e tratado acompanhe esse avanço.
O trabalho integra a Parceria Público-Privada (PPP) da Ambiental Ceará com a Cagece, que atua em 24 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri. O objetivo é garantir que até 2033, 90% da população esteja atendida com coleta e tratamento de esgoto, com investimentos de R$ 6,5 bilhões.

Em Missão Velha, obras ampliam rede e beneficiam mais de 5 mil moradores
Outro importante avanço do saneamento no Ceará em 2025 ocorreu em Missão Velha, que ganhou mais de 8,4 km de novas redes de esgoto. As intervenções, realizadas nos bairros Centro e Da Fé, permitem a coleta e tratamento adequado do esgoto de mais de 1.600 imóveis, beneficiando diretamente mais de 5,300 pessoas. Com isso, a cidade encerra o ano com quase 30% de cobertura de rede — um crescimento superior a 10% em relação ao ano anterior.
“Muito bom ver a instalação do esgoto, pela questão do saneamento mesmo, conscientizar as pessoas. Especialmente aqui nessa rua era muito ruim, agora está bem melhor. Muito importante que continuem e cheguem para a cidade toda”, destacou a comerciante Dejanires Oliveira, moradora do Centro.
Além da ampliação das redes, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade passou por melhorias importantes. O sistema agora conta com tratamento preliminar, gradeamento, caixa de areia e medição de vazão, o que aumentou a eficiência da operação. A unidade trata mensalmente mais de 3.300 m³ de esgoto e também teve o sistema de desinfecção qualificado, garantindo melhor qualidade do efluente lançado no meio ambiente.
“Essas obras ajudam a evitar doenças, tiram o esgoto da rua e ajudam a diminuir mosquitos e doenças como a dengue”, reforçou a moradora Aparecida Rodrigues, que frequenta o centro da cidade.
Para o gerente-executivo da Ambiental Ceará, Tadeu Bezerra, a conexão das residências é o passo final para que os benefícios se concretizem:
“A ampliação da rede só tem real sentido quando a população faz uso dela, garantindo que o esgoto que antes corria na rua passe a ser tratado, deixando o espaço urbano mais agradável.”


