Congresso da ABES discute desafios da universalização em BH

Congresso da Abes discute desafios da universalização em BH

Comunidade acadêmica e especialistas nacionais e internacionais debateram as soluções e desafios em engenharia sanitária e ambiental na Expominas, Belo Horizonte.

Em sua 32ª edição, o Congresso da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) se tornou um dos mais importantes eventos de saneamento ambiental do Brasil.

Inovação da Aegea na Fitabes

Patrocinadora do evento, a Aegea teve participação nos painéis de discussão. Também apresentou soluções para o saneamento no estande da Fitabes, a Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental, realizada juntamente com o congresso.

Os visitantes puderam fazer uma atividade imersiva no sistema inovador de mapeamento digital em 3D das estruturas das unidades da Aegea. A imersão faz parte do Gêmeos Digitais, projeto do Programa Infra Inteligente, que reproduz unidades de tratamento para visitação por meio dos óculos virtuais.

Oportunidade de dialogar para melhorar a vida dos brasileiros

“O evento é uma importante oportunidade de diálogo e troca de boas práticas entre diferentes representantes do setor. O trabalho em conjunto e a compreensão do cenário da infraestrutura do país são essenciais para ações que resultem em uma melhoria na qualidade de vida dos brasileiros. A Aegea acredita e investe nisso”, diz o vice-presidente de Relações Institucionais da Aegea, Rogério Tavares.

Mais de 1000 trabalhos apresentados

Marcando o retorno do formato presencial, a edição tratou todas as dimensões do saneamento e recursos hídricos, meio ambiente e saúde pública. Discutiu tecnologia, operação, eficiência, planejamento, financiamento e gestão. 

Foram apresentados cerca de 1.000 trabalhos técnico-científicos, com painéis divididos entre diálogos setoriais e sessões de câmaras temáticas. Os temas foram: esgoto, resíduos e economia circular; recursos hídricos e meio ambiente, além de desenvolvimento e inovação em saneamento.

Painéis setoriais com a participação da Aegea

A Aegea participou de quatro diálogos setoriais. Rogério Tavares, VP de Relações Institucionais, debateu Regionalização e Crescimento da Participação do Setor Privado na Prestação de Serviços de Abastecimento e Esgotamento Sanitário. 

Pedro Freitas, diretor-presidente da Prolagos e diretor-superintendente da Águas do Rio (RJ), representou a Aegea no debate: Quais São as Melhores Métricas para Mensurar os Resultados Reais de Satisfação de Clientes no Setor de Saneamento?

No diálogo setorial que discutiu as Iniciativas Inovadoras nas Práticas Comerciais, o diretor de Tecnologia da Aegea, Eduardo Mendes apresentou as soluções encontradas nas unidades da empresa nos municípios onde atua.

Aegea participa do Espaço Startup

A Aegea também esteve presente no Espaço Startup, um estande da ABES ambientado com um conjunto de elementos para atividades voltadas à inovação aberta. Klaus Paz, coordenador de Inovação da companhia, participou como mentor na rodada de negócios.

Em um movimento inédito, o Congresso da ABES contará com neutralização das emissões de carbono geradas pelos participantes e os créditos serão destinados a projetos sociais de coleta seletiva e triagem de materiais recicláveis.

Leia mais sobre o Programa Infra Inteligente na Matéria Especial aqui no Aegea Blog.

Pular para o conteúdo