Corsan normaliza todas as estruturas atingidas pelas cheias

Corsan normaliza todas as estruturas atingidas pelas cheias
Texto: Gabriela Mendonça

Com a Estação de Captação e Tratamento de Água Rio Branco, de Canoas (RS), operando desde 21 de maio, todos os 67 sistemas de abastecimento da Corsan severamente atingidos pelas cheias foram recuperados.

Isso significa que o abastecimento das 67 cidades foi normalizado. De acordo com o boletim emitido pelo Centro de Operações Integradas (COI) da Corsan, no início da tarde do dia 24, os primeiros imóveis de Guajuviras, o último bairro desabastecido, já estão recebendo água.

Fornecimento de água restabelecido

As fortes chuvas que voltaram ao Estado nos últimos dias atrapalham os serviços de reparo e de recomposição de algumas estruturas, mas não impactam, no entanto, nos sistemas de abastecimento da Companhia.

Com o fornecimento de água restabelecido, a empresa trabalha em manutenções e ocorrências pontuais, e segue monitorando as redes.

No pico das cheias, dia 4 de maio, eram 906 mil pontos sem água em todo o Rio Grande do Sul.

Escavadeira anfíbia para o transporte de bombas

Além do uso de mergulhadores, helicópteros e balsas flutuantes, a força-tarefa das equipes da Companhia para acelerar a operação da Estação de Captação e Tratamento de Água Rio Branco, em Canoas, contou com importantes reforços.

Como o acesso terrestre foi bloqueado devido às cheias, uma escavadeira anfíbia foi a alternativa para atravessar a região alagada e transportar as novas bombas até a estação, equipamentos essenciais para retomar o funcionamento da ETA.

Uma máquina, que pesa 17 toneladas, também auxiliou  na desobstrução de diferentes pontos da área da estação.

Técnicas de rapel na recuperação das estruturas

As equipes que trabalharam na recuperação das instalações precisaram, ainda, utilizar técnicas de rapel para reparar diversas infiltrações nos eletrodutos da casa de bombas.

Isso garantiu que os novos equipamentos instalados e os reparados após a drenagem no interior do prédio não sejam novamente afetados.

Registros do trabalho realizado

Confira abaixo um  pouco do trabalho realizado pelas equipes da Corsan com apoio de outras unidades da Aegea.