Em São Francisco do Sul, a iniciativa contou com a participação de cerca de 1.298 pessoas, entre participantes e 28 voluntários de Penha e São Francisco do Sul.
“Com grande adesão popular e forte engajamento institucional e voluntário, o Prospera se consolida como uma das principais iniciativas de inclusão social em Santa Catarina. Sua passagem por São Francisco do Sul deixou marcas de cuidado, solidariedade e esperança, ingredientes essenciais para uma sociedade mais justa e humana”, afirmou Reginalva Mureb, diretora-presidente das unidades da Aegea em Santa Catarina (São Francisco do Sul, Penha, Bombinhas e Camboriú).
Prevenção e cuidados com a saúde
“Orientamos as mulheres sobre a importância dos exames preventivos, como a mamografia, que deve ser feita a partir dos 40 anos, e o exame de colo de útero, a partir dos 20. Estar aqui é uma forma de conscientizar e apoiar ainda mais a comunidade”, explicou Ana Salete Rodrigues dos Santos, da Rede Feminina de Combate ao Câncer, que participa do evento desde a primeira edição.
O médico Alan Dalpizol, do sistema público de saúde, também participou da ação e destacou a importância da triagem médica oferecida no evento. “Identificamos muitos casos de pressão arterial alterada e dores osteomusculares. Reforcei a necessidade de buscar acompanhamento regular e manter hábitos saudáveis, como boa alimentação e prática de exercícios físicos.”
Integração e impacto social
Para o secretário municipal de Assistência Social, Jorge Luís da Silva Batista, o Prospera cumpre um papel fundamental. “É uma ação que vai além da prestação de serviços. Ela promove dignidade, inclusão e fortalece os laços comunitários”, destacou. A diretora da escola anfitriã, Iara Marcolino, também ressaltou a importância de sediar o evento. “Foi uma honra receber o Prospera. A iniciativa trouxe benefícios diretos para a comunidade e para toda São Francisco do Sul.”
A comunidade indígena Laranjeira também participou do evento, com apresentações culturais e atividades de integração. O cacique Ronaldo da Silva Vera enfatizou: “É uma oportunidade de mostrar nossa cultura guarani e aproximar nossos povos. Participar é uma forma de fortalecer o diálogo com a sociedade.”
Para Renan Santana, coordenador operacional da Águas de São Francisco do Sul, o Prospera é mais do que um evento. “É um momento especial de conexão com a população, pois promove escuta ativa, oferece serviços importantes e fortalece nossa presença nas comunidades onde atuamos”, afirmou.
Já para o morador Victor de Amorim, o sentimento é de gratidão. “É um projeto que traz dignidade, alegria e cuidado. Fiz o corte de cabelo e fui muito bem atendido. Agradeço ao Prospera por estar aqui ajudando a nossa comunidade.”
Mais de 1100 moradores atendidos em Camboriú
Brinquedos infláveis para as crianças, distribuição de mudas de árvores nativas, grafitagem e apresentações culturais foram algumas das atividades propostas pela Águas de Camboriú e Instituto Aegea. Mais de 1.100 moradores passaram pelo evento na cidade, que reuniu aproximadamente 100 voluntários (sendo 42 da concessionária) no CAIC Jovem Ailor Lotério, bairro Monte Alegre.
A voluntária Adriana Garcia dos Santos passou o dia no evento auxiliando a instituição Rio Allegro na distribuição de pão de queijos para famílias e crianças. “É a segunda vez que eu participo e quero participar de muitos outros. O que nos motiva a vir é saber que alguém vai sair feliz, que vai ficar melhor, acho que isso é mais importante”, comenta ela.
A moradora do bairro, Cláudia Trindade da Silva, trouxe o filho de 10 anos para o evento. “Ano passado eu já vim e pra mim é bom, né? Porque é um divertimento que eles têm no fim de semana “, comentou. A atividade favorita do filho foi o pula-pula. “Vou pra casa almoçar e volto de tarde”, completou.
A soldado Keila Sodré da Silva lembra que a PM está sempre participando do Prospera e é um momento importante “para trazer conscientização para a população, a gente sabe que é um evento que acaba trazendo bastante crianças. Então é uma oportunidade para apresentar o trabalho que a Polícia Militar exerce, que vai além da patrulha na rua, mas também nos programas preventivos como a Rede Catarina de Proteção à Mulher”, comenta.
O Jovem Aprendiz Victor Melo Bellini, que trabalha na empresa há cerca de nove meses, participou pela primeira vez como voluntário. “É uma experiência incrível, sempre bom a gente estar podendo ajudar as outras pessoas. Até porque esse é o nosso trabalho, o cuidado com o saneamento e com a saúde das pessoas”, afirmou.
“Quando dedicamos nosso tempo e nossas habilidades a uma causa, estamos investindo em algo maior que nós mesmos. Não se trata apenas de dar, mas também de receber: experiências, aprendizados, novas amizades e a sensação de propósito”, afirmou Reginalva Mureb.
Mais de 1,6 mil pessoas na primeira edição de Palhoça (SC)
No Prospera da Águas de Palhoça (SC), o Corpo de Bombeiros Militar marcou presença com a exposição de equipamentos, despertando a curiosidade das crianças, enquanto a Polícia Militar levou um cavalo da Cavalaria, proporcionando passeios que encantaram os pequenos.
O prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia, destacou a importância da iniciativa: “É bonito chegar e ver as famílias, as crianças participando de uma ação educacional, cultural, de lazer, com toda a comunidade envolvida, então mostra que é um projeto que traz muito valor para a cidade, e que a gente espera que seja a primeira de muitas iniciativas como essa”, disse.
Para Renata Saldanha de Souza Cruz, moradora da cidade, “esse movimento é importante para a cultura. Eu não sou de Santa Catarina, sou do Norte, então esses movimentos culturais trazem para perto da gente a cultura local na qual estamos inseridos. Para a gente, aquece o coração, pois a gente já se sente palhocense”.
Rosiane Reis, também moradora de Palhoça, reforçou o impacto positivo do evento: “amei a programação. É muito legal pensar em atividades como as que foram realizadas aqui para a comunidade. Minhas sobrinhas se divertiram bastante. Espero que a Águas de Palhoça continue promovendo ações como essa”, afirmou.
Para a gerente de operações da Águas de Palhoça, Joana Andreazza Claudino dos Santos, o resultado superou as expectativas: “o evento teve uma adesão incrível, com muitas atrações voltadas para o mundo ESG. Nós conseguimos trazer muito do nosso mundo relacionado à saúde, segurança, questões ambientais e também promover uma ação muito divertida para a população”, disse.
A diretora-presidente das unidades da Aegea em Santa Catarina, Reginalva Mureb, celebrou a consolidação do Prospera: “com grande adesão popular e forte engajamento institucional e voluntário, o Prospera se consolida como uma das principais iniciativas de inclusão social em Santa Catarina. Sua passagem por Palhoça deixou marcas de cuidado, solidariedade e esperança, ingredientes essenciais para uma sociedade mais justa e humana”.