Escrever cartas é usada como forma de aprendizagem na rede pública

Menino cartas Aegea
Texto: Aline Cardias

As oficinas preparatórias do Projeto Respeito às Diferenças mobilizaram educadores de aproximadamente 20 instituições de ensino dos municípios de Esteio e Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS), nas últimas semanas de maio.

Produzida pelo Ministério do Turismo e Instituto Aegea por meio da Horizonte, a iniciativa tem como objetivo incentivar a leitura, a produção textual e de ilustrações dos alunos. E, assim, promover a autoestima e a relação de pertencimento com a escola. 

Tema ligado ao respeito às diferenças

Nos encontros, os professores do quarto e quinto anos do ensino fundamental receberam formação no gênero literário cartas, tendo como reflexão principal o tema respeito às diferenças.

Com metodologias pedagógicas alinhadas a competências definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os participantes receberam um guia de orientação literária. O material também traz sugestões de atividades para aplicação em sala de aula.

Oficina Cartas Canoas Aegea

Escrita de cartas desenvolvendo talentos

Esses conhecimentos serão desenvolvidos com as turmas a fim de resgatar a magia da escrita de cartas, incentivando a criatividade e a imaginação dos estudantes. A ideia é que eles desenvolvam seus próprios trabalhos.

Em julho, as melhores produções de cada escola serão enviadas para as secretarias municipais de educação. Uma comissão julgadora composta pelos profissionais da Horizonte definirá os trabalhos que serão publicados em livro e também no site do projeto.

Oficina Cartas Estreio Aegea

Projeto em outros municípios

A previsão é de que os exemplares cheguem nas escolas participantes em setembro deste ano. O projeto, que começou a ser desenvolvido pela Ambiental Metrosul (RS), vai também para outros municípios atendidos pela Aegea. Além de Canoas e Esteio, vão receber o Projeto Respeito às Diferenças: Diamantino, Pedra Preta e Sorriso, em Mato Grosso; Cariacica e Serra, no Espírito Santo; Matão e Piracicaba, em São Paulo e Teresina, no Piauí.

Pular para o conteúdo