Em um ano, a primeira concessão da Aegea em Minas Gerais começa a mudar o cenário da cidade. A Águas de Valadares transforma o local com saneamento, esporte e cultura.
Saneamento inicia um novo ciclo para a cidade
Com a inauguração da ETE Santos Dumont, em 22 de março, o Rio Doce passou a receber efluente tratado da estação, contribuindo com a saúde dos moradores e a preservação ambiental.
Além dos investimentos em melhorias e expansão dos serviços que vai ajudar a recuperar um patrimônio ambiental, a atuação da concessionária contribui com a qualidade de vida dos moradores, investindo para fortalecer a cultura regional.
Entre as ações, apoio ao esporte que faz da cidade de Governador Valadares a Capital Mundial do Voo Livre e ao esporte.
Inauguração da ETE Santos Dumont
A Estação de Tratamento de Esgoto Santos Dumont, é um marco para a universalização do saneamento básico em Governador Valadares. A capacidade inicial é de 60 litros por segundo, o que representa o tratamento de 10% do esgoto coletado no município.
A meta da concessionária é atingir 100% de esgoto tratado até 2033, em alinhamento com o Marco Legal do Saneamento Básico. A obra representa um avanço ambiental, para a saúde pública e para o desenvolvimento, conforme destacou o prefeito Coronel Sandro.
Expectativa de atrair mais investimentos para a cidade
“Vamos fazer a prevenção de várias doenças. Cidades que têm água e esgoto tratados atraem mais investimentos. Hoje isso é requisito para que empresas e indústrias se instalem nos municípios. A inauguração da ETE é fundamental para o desenvolvimento de Valadares que ainda está acanhada”, disse o prefeito.
Foram investidos cerca de R$5 milhões na primeira fase da reforma da ETE, que incluiu a recuperação de reatores, estações elevatórias e abrigos. Com isso, o Rio Doce passou a receber efluente tratado, reduzindo a carga orgânica e contribuindo para sua revitalização.
Águas de Valadares incentiva o esporte e a qualidade de vida
A empresa também promoveu a 1ª Corrida Águas de Valadares, em alusão ao Dia Mundial da Água. A largada com adesão popular teve inclusive a “turma da pipoca” e reuniu mais de mil atletas em provas de 5 km e caminhada de 3 km.
Além da competição, a corrida promove o engajamento da comunidade e a valorização de hábitos saudáveis.
Copa Valadares de Parapente reforça cultura regional
A Águas de Valadares também marcou presença como patrocinadora oficial da Copa Valadares de Parapente, um dos principais eventos esportivos da cidade, que é reconhecida como a Capital Mundial do Voo Livre.
A Copa faz parte da cultura regional da cidade, por isso a concessionária oferece estrutura completa para os atletas, com água potável gelada, água para lastros, além de um simulador de voo para o público vivenciar a emoção do esporte.
“A empresa trouxe uma estrutura muito grande para o nosso evento e conforto para os pilotos. Muito bacana”, disse o presidente da Associação de Voo Livre Ibituruna, Joubert Bitarães.
“A decolagem do Pico da Ibituruna tem um visual único, com destaque para o Rio Doce, que vamos ajudar a recuperar com o esgoto tratado. Um presente para o futuro de Valadares”, afirmou Erich Wyatt, diretor-presidente da Águas de Valadares.
Ação ambiental
A Águas de Valadares também fez o plantio de mudas nativas, reforçando o compromisso com a regeneração da flora local e a promoção da sustentabilidade.