Há três anos, a Aegea é premiada na campanha IIA May, promovida pelo Instituto dos Auditores Internos do Brasil. É um reconhecimento às melhores ações feitas durante o mês de maio para valorizar o trabalho dos auditores internos.
Em 2024, as ações de divulgação têm como foco o envolvimento dos colaboradores de todas as áreas da empresa, mostrando que a auditoria interna é parte integrante dos processos – existe para gerar melhorias para a Aegea como um todo.
Linha de defesa apoiada na cultura da Aegea
“A Auditoria Interna é uma das linhas de defesa da empresa, abrangendo, de forma direta ou indireta, todos os processos da Companhia. A campanha do IIA May tem sido importante para mostrarmos a importância desse trabalho e, nestes três anos, já avançamos muito”, afirma Pedro Lucas Batista, analista de Auditoria Interna Sênior.
A cultura Aegea permeia todas as ações. “Autorresponsabilidade, senso de dono, foco na solução e compromisso social e ambiental são os comportamentos desejados que nos movem”, diz Thomas Heinz Rogalsky, analista de Auditoria Interna Sênior.
A campanha de 2024
Posts no linkedin, comunicados internos e mensagens via WhatsApp fazem parte da campanha de 2024 e foram intensificadas desde o início de maio, já que algumas acontecem durante todo o ano.
Nas peças desenvolvidas pelo time de Comunicação, o mote é mostrar como a Auditoria Interna funciona, como cada área pode contribuir e dicas práticas para que a Aegea tenha processos cada vez melhores e mais transparentes.
“Buscamos dar mais visibilidade ao trabalho realizado e maior aproximação com áreas e unidades de negócio que, por ventura, ainda não nos conhecem”, diz Ane Caroline Muterle, analista de Auditoria Interna Sênior.
Auditoria Interna: aprimoramento contínuo
Faz parte da IIA May de 2024 o aprimoramento das técnicas dos auditores de todo o time. O treinamento inclui palestras com parceiros do mercado e pares de profissão de outras empresas, para compartilhamento de experiências.
Na programação, o webinar “O poder do GRC + A”, que é Governança, Riscos e Controles Internos, mais a Auditoria. Realizado em 24 de maio, presencialmente, abordou como a GRC + A pode transformar falhas e erros em sucessos estratégicos.
Aconteceu no Centro Administrativo Aegea (em Indaiatuba, SP), com a participação de Renato Trisciuzzi. Outro evento no local foi o benchmarking com César Silvério Morales e outros auditores do Instituto Mackenzie.
“O aprimoramento é contínuo na Auditoria Interna da Aegea, pois o setor de saneamento é muito dinâmico, então o profissional da área precisa se atualizar o tempo todo para acompanhar as mudanças”, diz Ane Caroline.
Foco na melhoria
Desde que a Aegea começou a participar da campanha, já são muitos os ganhos para toda a empresa, pois o processo de conscientização sobre a importância do trabalho do auditor interno tem sido uma constante.
“As pessoas nos procuram compartilhando dúvidas antes mesmo de passarem por uma auditoria, e isso é ótimo, é a mudança de mentalidade com foco na melhoria contínua que tanto desejamos”, afirma Thomas.
Antes e depois da atuação do auditor interno
“A demonstração da atuação da Auditoria Interna pode ser percebida pelo antes e o depois da nossa atuação. Em uma das nossas visitas à ETE, por exemplo, percebemos que não havia guarda-corpos e rodapés em passarelas da estação de tratamento de esgoto”, conta.
“Apontamos a necessidade e as mesmas foram instaladas, o que reduz o risco de acidentes”, diz. O mesmo é válido para a presença de boia rígida de emergência próximo aos tanques de tratamento para procedimentos de resgate caso haja quedas.
As equipes da DARC também observam sinalização nas unidades, mecanismos de proteção nos tanques de descarte de materiais e até a conservação do gramado. “A cada ano, estamos buscando uma programação mais madura, que tenha um efeito duradouro, com estratégias que cheguem na ponta, para todos os colaboradores e, assim, possam beneficiar toda a companhia”, finaliza Thomas Heinz Rogalsky.