Com um investimento da Águas do Rio, de cerca de R$ 26 milhões, em obras de ampliação e modernização do sistema de esgoto da Ilha de Paquetá, os moradores agora têm acesso à coleta e ao tratamento. Em um país em que pouco mais da metade da população, ou seja, 53%, vive em locais com serviços de esgoto, é um marco a ser comemorado.
A universalização dos serviços de esgoto em Paquetá foi resultado de um trabalho em parceria que uniu a Águas do Rio, o Governo do Estado, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a Prefeitura do Rio e a Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa).
As obras realizadas e outras melhorias
A construção da nova elevatória (estação de bombeamento), que vai garantir a universalização da coleta e do tratamento de esgoto produzido nesse bairro da capital fluminense, foi entregue no dia 12 de setembro. Agora, de uma forma segura, todo o esgoto passa a ser transportado por nove quilômetros, através de uma tubulação subaquática que já existia, para ser tratado na principal estação de São Gonçalo, que fica em Boa Vista.
Além da implantação da nova elevatória, profissionais da concessionária trabalharam em Paquetá na reforma de outras quatro estações de bombeamento, na implantação de 360 metros de rede coletora e na interligação na tubulação subaquática. Essas intervenções proporcionaram maior segurança e eficiência ao sistema de coleta e tratamento do esgoto, refletindo na balneabilidade de praias e na saúde da população da ilha.