Investimentos em saneamento estimulam o turismo em SC e em SP

Holambra
Texto: Joana Gall e Ude Valentini

Viver em uma cidade saneada é ter a tranquilidade de saber que a água que chega na sua residência passou antes por rígidos controles de qualidade e potabilidade.

É saber também que o esgoto produzido no seu município é coletado e tratado, o que elimina riscos de doenças relacionadas à falta de saneamento e a contaminação dos corpos hídricos.

Mas os benefícios do saneamento vão além dos serviços básicos. Ajudam também a movimentar a economia local e um dos aspectos positivos se traduz em maior atratividade para as cidades com vocação turística.

Exemplos vêm de Holambra, no interior de São Paulo, e São Francisco do Sul, em Santa Catarina, um dos municípios mais antigos do Brasil. As duas são atendidas por unidades da Aegea e recebem investimentos em saneamento básico.

Incentivo ao turismo em Holambra

Holambra, conhecida como ‘A Cidade das Flores’ recebe, todos os anos, milhares de turistas. Logo ao chegar, encontram uma profusão de cores, arquitetura europeia e culinária diferenciada. E também a possibilidade de conhecer mais de perto a cultura holandesa.

Como cidade turística, além de todos os atrativos, Holambra também pode oferecer qualidade de vida aos moradores e visitantes. Atendida há seis anos pela Águas de Holambra, a cidade vem recebendo investimentos constantes em saneamento.

“Uma cidade saneada oferece qualidade de vida não só para seus moradores, mas também para seus visitantes. Nos orgulha participar desse desenvolvimento”, afirma Silvia Leticia Tesseroli, diretora-presidente da Águas de Holambra.

Estudos comprovam relação entre turismo e saneamento

Segundo dados do Painel Saneamento, realizado pelo Trata Brasil, o acesso ao saneamento básico vai além de influenciar os serviços de água, coleta e tratamento de esgoto. A melhoria no setor impacta positivamente outros aspectos da sociedade, resultando em ganhos sociais, ambientais e econômicos.

O objetivo do estudo é mostrar que o acesso ou a falta de saneamento tem efeito também sobre a área do turismo no país. Ainda segundo o estudo, no Brasil, a parcela do total de empregados do setor privado que trabalha em Turismo é de 5,1%, ou seja, mais de 7 milhões de brasileiros atuam nessa área.

Sao Francisco do Sul

Incentivo à economia local também em Santa Catarina

São Francisco do Sul (SC), é outro município que tem se beneficiado dos investimentos em saneamento. Atendido pela Águas de São Francisco do Sul, unidade da Aegea, recebe melhorias nos serviços de água e esgoto que também ajudam a movimentar a economia local.

Uma das justificativas apontadas pelos especialistas para explicar o estímulo ao turismo a partir dos investimentos em saneamento é a despoluição de rios, lagos e mares. Melhorias que elevam a saúde e a qualidade de vida de moradores e visitantes.

Segundo dados do Instituto Trata Brasil, se o serviço de saneamento básico no país fosse universalizado, o país teria um ganho de R$ 7 bilhões por ano com o turismo. Além disso, com o setor valorizado, a geração de renda aumenta para os trabalhadores da área e para os comerciantes locais.

ETE Ubatuba leva tratamento de esgoto para região das praias

Essas são algumas das vantagens que o sistema de esgoto implantado na região das praias pela concessionária Águas de São Francisco do Sul traz a moradores e investidores da cidade. O sistema conta com uma moderna estação de tratamento de esgoto, a ETE Ubatuba, inaugurada em 2020.

Dados do Painel Saneamento Brasil apontam que há grande diferença no que diz respeito à renda do trabalho no turismo das pessoas com saneamento básico e os que residem em locais sem acesso aos mesmos serviços.

Balneabilidade das águas

A estimativa é a de que, no Brasil, a diferença salarial desses trabalhadores é em torno de R$ 1.200. Como cerca de 75% dos visitantes que a cidade recebe é em razão do turismo, a implementação do sistema de esgoto em São Francisco do Sul é considerada imprescindível para a manutenção da atividade no município.

“A balneabilidade das águas, aliada aos investimentos em infraestrutura, é determinante para a escolha de uma localidade, uma vez que as pessoas estão mais conectadas com a natureza, preocupadas com a saúde e com o meio ambiente”, aponta Reginalva Mureb, diretora-presidente da concessionária.

Pular para o conteúdo