Metrosul monitora fauna e flora das áreas das estações de esgoto

Biguás

O operador de ETE, Jean Brandalize, teve sua rotina quebrada ao se deparar com um lagarto-teiú no lodo gerado no processo de tratamento do esgoto do tanque de aeração da Estação de Tratamento Buena Vista, em Viamão (RS), da unidade da Aegea no estado. Com todo o cuidado, o animal foi retirado, limpo e solto na mata junto à unidade.

Situações como essa têm se tornado cada vez mais frequentes. Afinal, mais do que prestar um serviço eficiente e de qualidade à população, a Metrosul tem entre os pilares de atuação a responsabilidade ambiental. Por meio de práticas de trabalho adequadas, os profissionais têm o compromisso de zelar permanentemente pela proteção e a preservação do meio ambiente.

Convívio com a fauna e a flora nas unidades

Nesse sentido, também estão empenhados em manter o equilíbrio e o convívio com a fauna e a flora presentes em todas as unidades nos municípios atendidos pela empresa. Diversas espécies têm sido encontradas no entorno das estações de tratamento e de bombeamento de esgoto nas unidades de Alvorada, Cachoeirinha, Esteio e Gravataí.

Entre as espécies estão cágado-cinza, cobra-verde, quero-quero, tartaruga tigre d’água, gambá de orelha branca, ouriço-cacheiro, biguá e capivara. Conforme a engenheira ambiental da Metrosul, Fernanda Cenci, a presença delas pode ser atribuída à recuperação do meio ambiente nesses locais.

“A implantação de novas tecnologias que minimizam os odores nos locais, bem como a melhora da qualidade do efluente que é devolvido aos mananciais têm colaborado cada vez mais para o retorno de espécies a esses ambientes”, ressalta.

Vistorias ambientais periódicas

Para atestar que as atividades da empresa não prejudicam a biodiversidade das regiões em que as unidades estão instaladas, vistorias ambientais são realizadas periodicamente e, a cada análise, percebe-se um número maior de espécies.

Com o monitoramento frequente também é possível identificar os tipos de espécies, quais utilizam determinadas áreas e as ameaçadas de extinção, auxiliando na promoção de iniciativas que contribuam ainda mais na preservação do meio ambiente.

A Metrosul também atua permanentemente com campanhas conscientizando a população sobre a importância do tratamento de esgoto para a recuperação e preservação da natureza.

Pular para o conteúdo