Operação Língua Negra é feita em parceria em Bombinhas

Operação Língua Negra é feita em parceria em Bombinhas

A Águas de Bombinhas (SC) acaba de participar de mais uma etapa da Operação Língua Negra, ação de fiscalização que combate as irregularidades no descarte de esgoto do município.

Durante as vistorias, as equipes identificaram pontos irregulares de descarte de esgoto. Após a identificação das irregularidades, as tubulações são lacradas e a prefeitura emite uma notificação solicitando as correções. Quem não seguir as determinações está passível de multa.

A ação foi realizada em parceria entre secretaria de Obras, Divisão de Saneamento, Fundação do Meio Ambiente de Bombinhas (Famab) e empresa Ecolibra, além de representantes da concessionária da Aegea, a Águas de Bombinhas.

Fiscalização faz parte de uma ação maior

Foram dois dias de atuação nas regiões do Centro e Quatro Ilhas que serviram para coibir os atos irregulares. Além disso, a comunidade foi orientada sobre o correto descarte dos efluentes. A fiscalização é o segundo passo de uma iniciativa ainda maior, que começou meses atrás.

“Com a ajuda da consultoria ambiental, nós conseguimos identificar os pontos irregulares. Apresentamos esse estudo para as equipes e, com o auxílio desse documento e dos mapas, conseguimos ser mais assertivos nos locais irregulares”, explica Tiago Santos e Souza, coordenador de EHS da Águas de Bombinhas.

Trabalho constante pela preservação do meio ambiente

Vanessa da Silva, diretora da Divisão de Saneamento da prefeitura, reforça que a Operação Língua Negra acontece durante todo o ano para coibir as ações e fazer os lacres necessários. “É um trabalho constante, já tivemos casos de fazer 30 lacres, por exemplo, e no ano seguinte aparecer os 30 pontos abertos novamente, e mais alguns”, lamenta. 

“É complicado conscientizar a pessoa sobre o problema ambiental que ela está causando. Ela quer se livrar do dela, mas não pensa em um todo”, comenta. 

Novo sistema de esgoto

Vale ressaltar que Bombinhas passa, atualmente, pela instalação do novo sistema de esgoto. O investimento, de aproximadamente R$180 milhões, trará benefícios não só para o meio ambiente, mas também desenvolvimento social e econômico da cidade. 

Enquanto o sistema ainda não é 100% universalizado em Bombinhas, os moradores e comerciantes devem ficar atentos para o correto funcionamento do sistema individual, a fossa séptica.

Diagnóstico dos rios de Bombinhas

Há alguns meses, a Águas de Bombinhas, em parceria com a prefeitura municipal e a Famab, colocou em prática o projeto de Identificação de Lançamentos Irregulares de Esgoto no Rio Bombinhas e Rio da Barra.

O diagnóstico, realizado pela empresa especializada, contempla a análise da qualidade de água dos rios em diferentes trechos, a medição de vazão, além da identificação dos lançamentos irregulares de esgoto.

Na prática, isso significa que os rios são monitorados de perto pelas equipes, por meio de medições ambientais que analisam a vazão da água, qualidade, entre outras características.

“Hoje temos um raio-x detalhado, conseguimos entender certinho como está a qualidade hídrica dos mananciais de Bombinhas. Para equiparação futura, isso é perfeito, para avaliar os mesmos mananciais após a instalação da infraestrutura de esgotamento, por exemplo”, explica o gerente de projetos da Ecolibra, Felipe Guimarães Silveira.

Pular para o conteúdo