Os 14 anos da Aegea na visão de quem atua em saneamento a vida toda

Os 14 anos da Aegea na visão de quem atua em saneamento a vida toda
Texto: Rosiney Bigattão

Nascido no Acre, ele vive em Manaus desde os oito meses de idade. Se sente um manauara. Aos 67 anos e uma vida toda dedicada ao saneamento, ao olhar para a imensidão do Rio Negro, em Manaus (AM), analisa a água com um olhar bem diferente da maioria das pessoas.

“A água aqui tem índices de cor e turbidez altos”, diz Djalma Cunha Sobrinho, engenheiro civil formado também em Química da Águas de Manaus.

Universalização do abastecimento com água de qualidade

Ele acompanhou de perto toda a evolução que as empresas de saneamento tiveram para que a população de Manaus tivessem o acesso à água tratada universalizado, entre elas a Aegea, por meio da Águas de Manaus. Mais do que abastecimento em casa, água tratada de qualidade e com regularidade.

“Eu cresci sem água na torneira em casa. Na minha infância faltava água com muita frequência, durante semanas inteiras, era preciso ir buscar na beira do Rio Negro, em camburões, não os da polícias, mas vasilhas para transportar líquidos”, explica.

“Agora, tudo é diferente, mudou muito o saneamento em toda a cidade”, diz. “Quem diria, anos atrás, que teria água tratada  e coleta e tratamento de esgoto em becos e palafitas, como tem hoje? E as redes estão sempre avançando, principalmente para quem mais precisa”, afirma

Aegea: empresa que entende de saneamento

Djalma trabalhou nas empresas antes de a Aegea assumir os serviços de água e esgoto da cidade. “A maior mudança com a chegada da Aegea é que ela é capacitada, com profissionais que entendem do setor de saneamento, sabem o que fazem. Reestruturam todo o serviço, regularizaram e continuam trazendo inovações”, conta.

Sente orgulho de fazer parte desse processo. Formado em Química, o colaborador com mais tempo de casa da Águas de Manaus entrou na empresa como laboratorista. Viu a transformação feita em equipamentos e processos para que a água tivesse maior controle de qualidade, seguindo normas técnicas internacionais.

Evolução dos serviços em Manaus

“Passei a gostar ainda mais de saneamento com a vinda da Aegea para cá, pois os serviços estavam muito atrasados em Manaus em relação a outros centros. A cidade tinha crescido com a Zona Franca, mas a infraestrutura em saneamento tinha ficado para trás, agora temos a expertise necessária, trabalhamos com o que tem de melhor em todo o país. Além de água de qualidade em toda a cidade, o esgotamento sanitário teve um salto fenomenal”, afirma. 

Colaborador concilia os cinco talentos da Cultura Aegea

É um profissional tão completo que concilia várias capacidades, consideradas talentos na Cultura Aegea. Vai além da conta para que todo manaura receba água de qualidade em casa. É um embaixador da saúde que sabe bem a importância do saneamento para uma vida saudável. É um engenheiro da ordem que não deixa nada fora de ordem ao seu redor – faz questão que todos ao seu redor coloquem a segurança do trabalho em primeiro lugar. Flexível, com capacidade de entender as diferenças regionais, é também um mestre em brasicidades.

“Me sinto muito prestigiado pela empresa, os novos gerentes e diretores têm uma confiança muito grande em meu trabalho.Essa constante evolução da empresa, com um grande dinamismo da Aegea aqui na Águas de Manaus, faz com que a gente evolua também, estamos sempre aprendendo”, diz, que quer evoluir ainda mais.