Palestra da Sipat 2023 Aegea incentiva boas práticas para saúde mental

Palestra da Sipat 2023 Aegea incentiva boas práticas para saúde mental

Uma nuvem de palavras formada por paz, felicidade, saúde, amigos e equilíbrio, entre outras, foi formada em poucos segundos por votação do público que assistia a live de Graziella Sanchez, durante o terceiro dia da Sipat 2023 Aegea.

A pergunta da palestrante era: o que é qualidade de vida para vocês? Se é tão claro o que significa o conceito, por que as pessoas têm tanta dificuldade em colocar em prática e se deixam levar pelo estresse? “O stress faz parte da nossa natureza, temos que aprender a gerenciar as situações”, disse.

Exercícios físicos podem ajudar a conquistar uma vida saudável

A partir daí, a especialista em saúde mental e qualidade de vida mostrou como é possível preservar uma mente saudável e ter uma vida equilibrada mesmo na correria do dia a dia. “Três horas de atividade física por semana equivalem a 40 dias de ansiolíticos”, afirmou. 

A profissional enfatizou que não se trata de deixar de lado os cuidados médicos e orientou que buscar ajuda é necessário quando há sintomas de depressão, dor e desespero frente a determinadas situações. Lembrou ainda que atividades simples, como caminhadas de cinco minutos diárias, podem contribuir para restaurar a tranquilidade em um dia difícil.

Viver o momento presente é fonte de energia

Para preservar a saúde mental, receitas simples como exercícios de respiração, gerenciamento emocional, atividades físicas e higiene do sono, que é o ritual feito antes de dormir. Outra dica é o mindfulness, que pode ser traduzido por atenção plena. “Viver o momento presente nos dá oxigênio para jogar o game da vida”, orientou.

Outro ponto importante para a qualidade de vida é ter um ambiente colaborativo, onde as pessoas estejam comprometidas com o bem-estar do outro. “Se promovemos qualidade de vida nas cidades onde atuamos, devemos nos preocupar também com o nosso ambiente de trabalho”, afirmou o diretor de EHS, Wagner Felix Ferreira, na abertura do evento.Andreia Rodrigues Ferreira, que conduziu a live representando a Regional 2 da Aegea, reforçou o conteúdo compartilhando experiências pessoais de histórias de superação. “Que a nossa vida seja um lugar gostoso para viver”, disse ela, enfatizando que todos são responsáveis pela construção de um ambiente saudável

Pular para o conteúdo