Pioneiros do Piauí desenvolvem técnica que resfria ambientes com reuso da água

Pioneiros do Piauí desenvolvem técnica que resfria ambientes com reuso da água
Texto: Isabel Monteiro

A técnica criada pelos jovens pioneiros que dispensa a necessidade de aparelhos de climatização convencionais chamou a atenção da banca de jurados da 5ª edição do Projeto Pioneiros da Águas de Teresina.

O resultado foi o título de campeão do projeto, vencendo a etapa nacional, com ações de 14 concessionárias da Aegea. A iniciativa é dos jovens Andressa Maria e Wenner Batista, que estudam em escolas públicas, a Unidade Escolar Professor Raimundo Portela e o Centro de Aprendizagem Carlo Novarese.

Benefícios adicionais à saúde

“A ideia envolve a captação automática da água, armazenamento em um reservatório central que faz o bombeamento, por meio de torneiras, para o teto. O resultado é o resfriamento do ambiente”, explica Felipe Araújo, tutor do projeto.

Segundo o tutor, a técnica proporciona benefícios adicionais à saúde com a melhora da qualidade da respiração dos ocupantes do imóvel. A água de reuso pode ser usada ainda na lavagem de pisos, rega de plantas e descargas de vasos sanitários, contribuindo para o uso racional.

Ideia simples, útil e econômica

“Pensamos em algo que viesse atender as necessidades das pessoas, principalmente as mais carentes. Nossa cidade é bastante quente, o que faz com que utilizemos a água de forma exagerada. Então esse sistema faz o reaproveitamento de água que seria descartada, de uma forma simples e barata, melhorando a qualidade de vida das pessoas, em especial as que não tem condição de adquirir um ar-condicionado, por exemplo”, destaca a estudante Wener Batista.

“Além de uma solução ambientalmente sustentável, a técnica traz abordagem de fácil aplicação para o controle térmico. A iniciativa se destaca por sua relevância social ao beneficiar diretamente famílias de baixa renda, proporcionando um meio eficiente e acessível de climatização. Demonstra como a inovação tecnológica pode ser aplicada para melhorar as condições de vida, promovendo um impacto positivo e inclusivo”, reforça o diretor-presidente da Águas de Teresina, Jacy Prado.

A concessionária já abriu as inscrições para mais uma edição do Projeto Pioneiros.

Pular para o conteúdo