Pioneiros escolhe os melhores projetos criados por jovens que trazem novas ideias para o saneamento e suas comunidades

Pioneiros escolhe os melhores projetos criados por jovens que trazem novas ideias para o saneamento e suas comunidades
Texto: Isabel Monteiro, Isabelle Mendes e Rosiney Bigattão

O encerramento do Projeto Pioneiros, que foca em capacitar jovens para o mercado de trabalho e promover transformação social nas comunidades locais, é sempre marcado por muitas comemorações. 

Na Prolagos, na Região dos Lagos (RJ), tem bolsa de estudos na universidade, festa de colação de grau com direito a certificado e trajes que incluem a beca e o capelo – o chapéu simboliza o rito de passagem de estudante para a vida profissional.

Em Teresina (PI) e Timon (MA), concessionárias que se juntaram para realizar o projeto, teve flores e encontro com a diretora-presidente, Carolina Serafim, para celebrar a conquista da etapa nacional. As duas duplas vencedoras são formadas por mulheres.

No Crato (CE), um vídeo mostra a alegria de Maria Eduarda  Silva Freire e Pablo Kallebe Matos Moreira ao saberem que tinham sido premiados.

Novas ideias para o saneamento e para as comunidades

A 6ª edição mobilizou 2.224 jovens inscritos em 14 unidades da Aegea. Do total, 613 foram selecionados e passaram por uma imersão de conhecimento sobre o mundo do trabalho e das diferentes profissões que compõem as concessionárias em que eles participaram.

Foram de cinco a seis meses de aprendizados com colaboradores que, de forma voluntária, apresentaram suas áreas e se transformaram em tutores na construção dos projetos finais. São novas ideias que contribuem para o saneamento e as comunidades em que eles vivem.

Nos dias 26 e 27 de novembro, por meio de um pitch, foram escolhidos os três que se destacaram.

Bolsa de estudos integral para a universidade

Para os jovens que se formam, o Pioneiros é um marco em suas vidas, pois muitas vezes é a oportunidade de um futuro para os estudantes de escolas públicas e também para suas famílias.

“Durante o curso pude aprender sobre o saneamento, entender todo o processo para a água chegar em nossas casas… Tudo que aprendi vou levar pra vida toda, principalmente a experiência de montar um projeto pensando no lado social”, afirma Daniele Fontes, uma das vencedoras da Prolagos.

Ela e Manuela Costa, que venceram a etapa nacional pela Prolagos, vão ganhar uma bolsa de estudos integral na Universidade Veiga de Almeida, além de concorrer a vaga de Jovem Aprendiz na concessionária.

Conheça os premiados da etapa nacional e seus projetos

A dupla da Prolagos venceu a etapa nacional com uma proposta que reutiliza o lodo da estação de tratamento de água (ETA) para a confecção de peças de cerâmica por quilombolas. É um outro projeto desenvolvido pela unidade, o Somos Divas na Luz do Candeeiro.

“Passamos dias dedicando 90% do nosso tempo para o desenvolvimento do nosso projeto. Muitas vezes parecia que não iria dar certo, mas nunca pensamos na opção de desistir. As nossas instrutoras sempre nos motivaram e também nos ajudaram com muito conhecimento sobre a área. Foi muito gratificante ver que todo o nosso esforço valeu a pena”, contou Manuela.

Esta foi a quarta vez, sendo a terceira consecutiva, que representantes da concessionária conquistaram o prêmio. Na Prolagos, a edição deste ano formou 25 estudantes. A dupla Manuela e Daniele foram acompanhadas pelas orientadoras e colaboradoras Karine Bento e Samea Hussein.

Águas de Teresina e o projeto Estação Elevatória Sustentável

Os participantes da Águas de Teresina e da Águas de Timon mostraram todo o talento e a criatividade em ideias inteligentes que abrem portas para o desenvolvimento pessoal e profissional, podendo também ser aplicadas no dia a dia.

Na Águas de Teresina, a proposta vencedora foi a Estação Elevatória Sustentável, elaborada pelas jovens Amanda Amparo da Silva e Renata Gabriele de Oliveira Barbosa. Elas idealizaram um mecanismo inovador que tem como objetivo bombear o esgoto de imóveis localizados abaixo do nível da rede pública ou da rua, direcionando-o para a rede coletora.

“Reutilizamos o motor e um capacitor de uma máquina de lavar, que juntos fornecem a potência necessária para captar o esgoto e transportá-lo para a rede coletora. Essa é uma solução sustentável que encontramos para contribuir com a preservação do meio ambiente. Tudo o que utilizamos é feito de forma artesanal”, destaca a estudante Amanda Amparo da Silva.

Estudantes de Timon: inovação a partir da análise de ações rotineiras

Já na Águas de Timon, o primeiro lugar foi conquistado pela dupla Anjely Eduarda Nascimento da Silva e Heloísa de Sousa Nascimento. O projeto delas é o “DesobstruAE: uso do sensor de nível de efluente para o monitoramento dos poços de visita e redes de esgoto”.

A ideia partiu da observação dos extravasamentos de esgoto que acontecem na cidade. As jovens projetaram um mecanismo preventivo, mas que também otimiza o deslocamento das equipes de serviços, tornando a gestão mais eficiente.

É uma demonstração clara de como a inovação pode surgir a partir da análise de problemas cotidianos.

“Empregamos canos de PVC e boias estrategicamente posicionadas a uma distância significativa umas das outras. Quando a primeira boia detecta um sinal de obstrução, esse é o momento crucial para que nossa equipe se mobilize rapidamente da base operacional até o ponto de vazamento (PV), garantindo uma resposta ágil e eficaz”, ressalta Anjely.

“Me faz querer mais”, diz jovem premiado do Crato

Pablo Kalleb e Maria Eduarda, estudantes da Escola Governador Adauto Bezerra, do Crato, contam que a dupla tinha duas ideias de projetos. O que levaram adiante e foi o vencedor, faz do óleo de cozinha usado a matéria-prima de tinta.

“O nosso incentivo, de tirar esse óleo usado que iria para a rede de esgoto, faz com que outras pessoas tenham um cuidado maior com o que vão descartar”, diz ela. “Quando a gente recebeu o resultado da premiação nacional foi incrível e daí todos os estudantes comemoraram juntos”, conta.

Um exemplo para a sociedade

“Eu tinha uma ideia diferente da que eu tenho hoje da Ambiental Crato, agora entendo o papel que ela tem, vejo que eles fazem de tudo para que nós sejamos protagonistas e possamos ajudar o meio ambiente e melhorar a vida das pessoas. Me faz querer mais”, diz Pablo.

“A importância que essa empresa tem quando ela, dentro da escola, faz com que o aluno desperte, e é nesse ambiente que ele vai, com suas ideias e suas perspectivas, mostrar para a sociedade que é possível salvar o planeta”, afirma o diretor da escola, Adauto dos Santos.