Plantio em parceria para recuperar área degradada em Canoas

Plantio Canoas Aegea

Em ação conjunta no dia 9 de junho, foram plantadas em torno de 50 mudas de ingá, araçá e pitanga. A iniciativa tem como objetivo recuperar o entorno de um córrego de água natural do Arroio Guajuviras, afluente do Rio dos Sinos. O local é uma área de preservação permanente, conforme lei federal, que vem sendo degradado pelo descarte irregular de resíduos e cobertura vegetal deficiente em espécies nativas.

A escolha para o plantio foi das equipes técnicas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Ambiental Metrosul, PPP da Aegea que atua na Região Metropolitana de Porto Alegre. Equipes da Prefeitura de Canoas realizaram a limpeza do terreno e aproximadamente 10 caminhões de lixo e outros materiais foram recolhidos – o que reforça a necessidade de maiores cuidados com o descarte de resíduos sólidos.

Plantio complementa ações de preservação

“A situação degradante da área reforça a importância da educação ambiental como uma pauta que precisa ser abordada permanentemente em todos os âmbitos da sociedade”, comenta a coordenadora de Meio Ambiente da Ambiental Metrosul, Fernanda Cenci. Para ela, o plantio complementa uma série de outras iniciativas ambientais que estão sendo implementadas pela empresa.

Presente ao evento, o prefeito de Canoas (RS), Nedy de Vargas Marques, lembrou da importância da participação de todos. “Que essa iniciativa seja também um exemplo para conscientizar a população quanto à responsabilidade de cada um na preservação dos recursos naturais, começando pelo ambiente ao nosso redor. Com parcerias, continuaremos atuando na promoção de boas práticas ambientais”, ressaltou.

Para que o local não volte a ser depósito irregular de resíduos, prejudicando não somente os recursos hídricos, mas toda a flora e fauna presentes na região, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente fará o monitoramento periódico da área, bem como a manutenção e o acompanhamento do cultivo das mudas nativas plantadas.

Pular para o conteúdo