Praia de SC com Bandeira Azul recebe Circuito Brasileiro de Surf

Praia de SC com Bandeira Azul recebe Circuito Brasileiro de Surf
Texto: Joana Gall

São Francisco do Sul, no litoral de Santa Catarina, recebe pela primeira vez este ano o Corona Cero Dream Tour São Chico, campeonato que representa a Divisão Principal da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf).

O local escolhido em São Chico, como a cidade é carinhosamente conhecida, foi a Prainha, principal pico de surfe da região e que conta com o selo Bandeira Azul, uma certificação internacional destinada a praias, marinas e embarcações de turismo que seguem critérios sustentáveis.

Programado para o período de 17 a 23 de setembro, além das disputas entre os 88 atletas do ranking, a etapa tem como destaque ações ambientais, uma delas celebrando o Dia Mundial do Mutirão da Limpeza.

Dream Tour Comunidades

As ações socioambientais da 3ª etapa do Circuito incluem o Dream Tour das Comunidades, um campeonato social que acontece paralelamente às competições oficiais e é assinado pelo Águas de São Francisco do Sul, unidade da Aegea, em parceria com a CBSurf.

A exemplo do que foi feito nas etapas anteriores, vai novamente promover a  coletividade e o espírito de equipe, desta vez com a Escola Municipal de Surfe.

Projeto Sonho Azul celebra Dia Mundial do Mutirão da LImpeza

Integrando o meio ambiente às ações da competição, o projeto Sonho Azul vai celebrar o Dia Mundial do Mutirão da Limpeza. Também acontecerá na Prainha, com a ONG Ecosurf em ação da Águas de São Francisco do Sul e Blue Keepers, do Pacto Global da ONU – Rede Brasil.

Além dos tubos e constância dentro da água, a região foi a primeira a receber uma associação de surf em Santa Catarina, a Anocas, no início da década de 80. Mantém a modalidade em harmonia com a vida e as atividades da cidade.

Expectativa dos participantes

“Estou extremamente feliz e honrado por receber a terceira etapa do Corona Cero Dream Tour São Chico – SC. Este é um momento significativo para nossa comunidade e para o surfe da região”, conta Renato Melo, presidente da Federação Catarinense do Surf.

A surfista Isabelle Nalu, de 17 anos, faz sua segunda participação no Circuito Brasileiro, como convidada, e é tida como uma das promessas da nova geração da modalidade no Brasil, além de acumular títulos como campeã sul-americana Pro Junior sub 20 da liga mundial em 2023.

“Para mim é um grande privilégio e me sinto honrada de conseguir competir com todas as melhores meninas do Brasil. As competições são de altíssimo nível, estou feliz de fazer parte disso mais uma vez”, diz Bela.

Já Alejo Muniz, de 34 anos, representa Santa Catarina há anos nas competições e fez parte do grupo dos melhores surfistas do mundo de 2011 a 2016, além de acumular títulos recentes como duas etapas do QS regional Sul-Americano em 2022, o Rip Curl Pro Playa Grande na Argentina e Circuito Banco do Brasil de Surfe em Ubatuba (SP).

“Venho acompanhando o Dream Tour desde o ano passado e sempre tive muita vontade de competir. Vou em busca do meu melhor e sei que o nível é muito alto, isso também me ajuda muito para outras competições”, conta Alejo.

Integração entre esporte, cultura, educação e meio ambiente

Além do show dentro do mar, quem passar pela estrutura poderá aproveitar o PRIO Sessions, com muita música e diversão. Nesta etapa, a atração será a banda regional Dazaranha, no fim de tarde do sábado (21).  A iniciativa visa potencializar e unir projetos de esporte, cultura e educação para os mais diversos públicos.

O Dream Tour é uma realização da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e promoção da Dream Factory, que estão juntos resgatando a Divisão Principal do Circuito Brasileiro de Surf através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte. 

Mais sobre Blue Keepers   

O Blue Keepers é um programa nacional que busca a mobilização de recursos e inovação tecnológica no combate à poluição do plástico em bacias hidrográficas e oceanos. Envolve empresas de todos os setores, diferentes níveis de governo e da sociedade civil na preservação do ecossistema.

Como promotor do ODS 14, faz parte da Década do Oceano, criada pela ONU em 2020, que visa a conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável. Hoje, estima-se que 150 milhões de toneladas de plástico circulem no mar.