Prêmio Inovação Aegea 2024 escolhe cinco propostas que se destacaram entre 160 inscritos

Prêmio Inovação Aegea 2024 escolhe cinco propostas que se destacaram entre 160 inscritos
Texto: Rosiney Bigattão

Com o mote “Desafie o presente. Crie o futuro”, o Prêmio Inovação Aegea 2024 teve 160 projetos inscritos. São ideias que já estão implantadas em uma das unidades da empresa e estão contribuindo para solucionar os desafios relacionados ao negócio.

Eles estão agrupados em cinco categorias, também chamadas de “desafios”: Novas Tecnologias para Atendimento em Água; Novos Métodos para Tratamento em Esgoto; Equipes de Campo 4.0; Evolução do Atendimento ao Cliente, e Melhoria de Performance e Processos (veja abaixo os projetos que cada uma abrange).

Três fases de avaliação

Concorrem equipes formadas por até três colaboradores que tenham, no máximo, cargos de coordenação. Na primeira etapa, a equipe de Inovação avaliou os projetos segundo critérios de aderência aos desafios, clareza e consistência das inscrições, inovação e diferenciação de abordagem.

Foram aprovados para a segunda fase 92 projetos. Entre eles, foram selecionados os três  melhores em cada categoria. Foram levados em consideração a maturidade, possibilidade de aplicação em escala, complexidade, diferenciação e o impacto.

Agora, na etapa final, a avaliação será em formato de pitch, na qual as equipes finalistas vão apresentar os projetos e os resultados para uma comissão formada por líderes da empresa. Os melhores em cada desafio serão premiados.

Os desafios do Prêmio Inovação 2024

A primeira categoria é Novas Tecnologias para Atendimento em Água, para projetos com foco em automação de estações, recuperação de água, modernização de ETAs e produção descentralizada, aproximando o tratamento dos consumidores.

Depois vem Novos Métodos para Tratamento em Esgoto, que foca em  tecnologias e processos para disposição e transporte do lodo, automação e eficiência energética, que promovem eficácia e sustentabilidade ao tratamento do esgoto.

A terceira categoria é Equipes de Campo 4.0. São bem-vindas as ideias que tragam melhorias de roteirização, segurança, capacitação e execução dos serviços, tornando as operações mais produtivas.

Evolução do Atendimento ao Cliente busca projetos que podem melhorar a experiência do cliente, com soluções que reduzam o tempo de resposta, aumentem a satisfação e tornem o atendimento mais ágil e personalizado.

Por fim, a Melhoria de Performance e Processos. Uma categoria voltada para a necessidade da holding e do Centro Administrativo Aegea, com foco no desenvolvimento da performance da Companhia por meio de projetos que aumentem a produtividade, reduzam custos, desburocratizem processos ou melhorem a qualidade das entregas.

A live de encerramento será realizada no dia 20 de dezembro, com o anúncio dos projetos vencedores em cada uma das cinco categorias.