Programa da Mirante (SP) auxilia a preservar rios de Piracicaba

Programa Ribeirão Limpo auxilia na preservação dos rios e afluentes de Piracicaba

Carro da Mirante ajuda a divulgar o programa que monitora os rios, córregos e afluentes diariamente.

Em vigência há quase dois anos, o Programa Ribeirão Limpo consiste no monitoramento diário dos rios, córregos e afluentes do município, com o objetivo de identificar pontos de lançamento clandestinos, supostas avarias no sistema de coleta de esgoto e, dessa forma, executar os procedimentos necessários, de acordo com o diagnóstico obtido durante a vistoria.

Até o momento, as inspeções realizadas pelo programa geraram 382 Ordens de Serviço, com atendimento e solução de 372 intervenções no sistema, e 10 encontram-se em processo de planejamento de execução. Segundo o gerente de Engenharia e Operações, Rodrigo Leitão, os resultados obtidos nesse período do programa demonstram a efetividade dos processos implementados.

“Ao analisarmos os saldos registrados, notamos a importância dos processos para sanar as anormalidades detectadas em tempo menor e com qualidade superior ao processo antigo. Sem esse monitoramento diário, qualquer tipo de desestabilidade no sistema ao entorno desses locais só seria notado em grandes proporções, por exemplo, além da comoção popular que ocorrências desse porte causam”, explica o gerente.

De acordo com a coordenadora de Serviços e Operações, Laís Fonseca Gomes, os objetivos do programa vão além dos operacionais. “Para nós, reconhecer que os procedimentos estão ajudando a garantir mais qualidade de vida à população local e preservação da fauna e flora do município é gratificante. Saber que, de alguma forma, estamos ajudando a conservar ainda mais um dos símbolos mais importantes do município”, ressalta a coordenadora.

Pular para o conteúdo