Respeito Dá o Tom em movimento: a trajetória de inclusão em 2025

Respeito Dá o Tom em movimento: a trajetória de inclusão em 2025
Texto: Maria Teresa Wassermann

Há histórias que merecem ser contadas não apenas pelos resultados alcançados, mas, sobretudo, pelas pessoas que as tornaram possíveis. 2025 foi marcado por conquistas, por isso, o Programa Respeito Dá o Tom apresenta uma linha do tempo viva, que traduz em imagens o caminho construído coletivamente ao longo do ano que passou.

Um ano no qual o programa fortaleceu ainda mais o compromisso da Aegea com a diversidade e a inclusão, ampliando vozes, conectando territórios e levando oportunidades de norte a sul do país.

Foram milhares de colaboradores impactados diretamente, além de moradores das comunidades dos municípios atendidos pela Aegea, também beneficiados pelas iniciativas que ocorreram ao longo do ano. Em uma jornada marcada por diálogo, aprendizado e ações concretas no dia a dia, os valores da Companhia ganharam forma e presença. Cada marco retratado na nossa linha do tempo carrega o empenho de quem acredita que respeito não é discurso: é prática.

Assista ao vídeo comemorativo do Programa Respeito Dá o Tom em 2025:

Nada disso teria sido possível sem o protagonismo dos Comitês Locais do Programa, verdadeiros motores dessa transformação no dia a dia. São eles que, ao lado de colaboradores e lideranças, traduzem iniciativas, adaptam mensagens, criam formatos e levam o Respeito Dá o Tom para realidades diversas, das áreas administrativas às operações.

Como destaca Marina Rodrigues, gerente de Sustentabilidade do Instituto Aegea: “Os Comitês Locais fazem um trabalho muitas vezes silencioso, mas profundamente essencial, que sustenta uma cultura de cuidado e inclusão em cada unidade da Aegea, alcançando quem está diante do computador e também quem tem apenas alguns minutos antes de ir para as ruas.”

Construção coletiva 2025 foi um ano de avanços e construção coletiva, segundo a gerente. “Em 2026, seguimos juntos, com ainda mais propósito, diálogo e compromisso, para construir uma Aegea cada vez mais diversa, inclusiva e conectada com as pessoas que fazem tudo acontecer. Se você se reconhece nessa trajetória, este vídeo também é sobre você”.