Saneamento: paixão que movimenta

ESPÍRITO SANTO

Campanha Apaixonados pela Água 

A falta de investimentos em saneamento faz com que 18% da população brasileira não tenha acesso à água tratada. São 36 milhões de pessoas que não recebem sequer uma gota dos 110 litros por dia que a Organização das Nações Unidas (ONU) considera adequados para as necessidades de consumo e higiene. Além disso, a estatística contabiliza quem tem acesso à rede, sem levar em conta como é esse abastecimento. Tem gente que recebe água tratada uma vez por semana, duas, ou só durante algumas horas do dia ou da noite. A situação ainda é mais séria em relação ao esgoto. A coleta chega a 48% da população brasileira, segundo estudos do Trata Brasil.

Foi pensando nisso que a Ambiental Serra e a Ambiental Vila Velha criaram a campanha Apaixonados pela Água, enfatizando para os colaboradores quais são os diversos resultados positivos da atuação das Parcerias Público-Privadas envolvidas diretamente no ciclo da água. Exemplos foram reforçados. “Quando o imóvel não está conectado a um sistema de coleta, o esgoto dessa residência é despejado in natura em rios, lagos e no mar, causando poluição e favorecendo a propagação de doenças entre a população. No futuro, toda essa sujeira e contaminação vai comprometer até as fontes de captação de água, com mananciais poluídos”, aponta a campanha.

PROLAGOS (RJ)

Paixão que Movimenta

Gravação de depoimento de colaborador da Prolagos para a campanha.

Colaboradores de diversas áreas gravaram depoimentos sobre suas atividades para abastecer as famílias da Região dos Lagos.

Da captação às torneiras, passando pelo tratamento e pela distribuição. De coleta, tratamento e retorno para o meio ambiente, o ciclo completo da água passa por etapas que muitos ainda desconhecem e, para mostrar à população como todo esse trabalho é feito, a Prolagos convocou colaboradores de diferentes áreas para estrelar a campanha Paixão que Movimenta. A comemoração ao Dia Mundial da Água se transformou em uma ação ao longo de todo o mês de março e ficará para sempre na lembrança de todos, valorizando um trabalho tão essencial.

Todos os anos, a campanha é uma das mais importantes para a concessionária que há quase 23 anos vem transformando a realidade dos moradores de cinco das sete cidades da Região dos Lagos (RJ). Até o fim da década de 1990, eles conviviam com a falta de abastecimento. Desde essa época, a cobertura de água passou de 30% para 98%. Com os investimentos, a região se desenvolveu e é um dos principais destinos turísticos do país. 

A identidade da campanha foi baseada no movimento cíclico da água, partindo de elementos que sugerem atividade para representar saneamento. Para remeter à pureza que a água adquire durante o processo de tratamento, tanto nas ETAs quanto nas ETEs, as tonalidades das cores da empresa foram utilizadas com transparência para referenciar a característica cristalina da água.

Participaram da ação os colaboradores Michael Sampaio (estação de tratamento de água), Bruno Martins (laboratório), Celeste Lemos (Controle de Qualidade), Sullyvan Queiroz (Fiscalização), Reinaldo Gonçalves (Esgotamento Sanitário), Weslley Pereira (Engenharia), Fernanda Castelo (Atendimento), Leonardo de Souza (Cadastro), Raphael Oliveira (Leitura), Flavio Santos (EHS), Paulo Henrique (CCO), Diego Ribeiro (Eletromecânico), Elis Araújo (estação de tratamento de esgoto), Bruna Scriboni (Serviços), Leandro Farias (Distribuição), Michael Araújo (Manutenção).

Quer conhecer melhor estas histórias? 
Clique aqui e assista aos vídeos

Pular para o conteúdo