Segurança do Trabalho é compromisso com colaboradores e população

Segurança do Trabalho é compromisso com colaboradores e população
Texto: Rosiney Bigattão

Segurança do Trabalho. Um assunto levado muito a sério pela Aegea, que reuniu 90 profissionais da área durante três dias para uma ampla reflexão e atualização do tema. Mais do que aprendizados fundamentais em busca de uma empresa cada vez mais segura, foi um momento de somar forças.

“Desde a pandemia, não fizemos encontros presenciais e o Workshop de Segurança do Trabalho 2023 da Aegea proporcionou essa integração. Saímos  daqui mais fortalecidos em nosso propósito de movimentar vidas com segurança”, diz Sérgio Laraia, gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Aegea.

Engenheiro civil com pós-graduação em Engenharia da Segurança do Trabalho, Sérgio sabe da importância de ter profissionais atualizados nas equipes de SST. “Foram dias intensos, onde falamos das normativas com aqueles que zelam pela segurança nas pontas”, afirma.

Segurança que garante melhor atendimento para a população

“As normas, os procedimentos e a operação de saneamento estão em constante mudança, então essa atualização é fundamental. E ela acontece da melhor forma possível, com integração entre as equipes e uma compreensão geral de que precisamos, cada vez mais, criar valor nas operações por meio da SST”, afirma o gerente.

“Nossa natureza movimenta não somente a vida da população dos municípios em que atendemos, mas também a de nossos talentos. Um dos focos da companhia é cuidar internamente dos nossos, para proporcionar o melhor atendimento possível”, conta. 

EHS e auditoria interna

Um dos destaques do workshop foi a participação da equipe da Diretoria de Auditoria, Riscos e Controles Internos, a Darc. “Foi uma grande satisfação compartilhar um pouco sobre a área de Auditoria Interna no evento e ver o interesse demonstrado pela plateia”, diz Leandro de Paula Ferreira Nascimento, coordenador de Auditoria Interna da Aegea.

Para ele, a troca de conhecimentos foi inspiradora. “Bom saber que minhas palavras puderam ser úteis para os profissionais de SST, que estão empenhados em fazer da Aegea uma empresa melhor. Também tive a oportunidade de aprender com outros palestrantes, trocar ideias com os participantes e fazer novas conexões”, afirma.

Integração e troca de conhecimento entre colaboradores 

Outros momentos marcantes foram as palestras de colaboradores da Aegea, que levaram sua experiência para o evento. Abordaram temas como KPIs de Segurança e Metas de EHS; Inspeções de Campo, e NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos. 

Sérgio Laraia e Ana Maria Pattaro falaram sobre Gestão de Acidentes – Comunicação e Classificação de Acidentes, e Gestão de Segurança para os Terceiros. O workshop abordou ainda temas de Saúde, com Flávio Tocci, médico do Trabalho da Aegea; Gestão de Produtos Químicos, com Ana Paula Brandão, da Simplific. Ivo Neves, da SG4, falou sobre Processos Investigativos e Análise de Causas.

Pular para o conteúdo